mostrar mensagem ]

Comunicados Oficiais - UNIARA (COVID-19)

Em virtude da pandemia global de COVID-19, as atividades da Universidade de Araraquara - Uniara sofreram alterações.

Clique aqui e confira todos os comunicados oficiais da Instituição.

ocultar ]

UNIARA

Ageuniara

Araraquara poderá oferecer tratamento gratuíto para psoríase

Por: ALAN PABLO CESAR PEREIRA

16/11/2005

A partir do ano que vem, o Sistema Único de Saúde(SUS) poderá oferecer, a pacientes de Araraquara, um tratamento a laser específico para portadores de psoríase. que poderá ser estendido também a diabéticos.

Para isso, a Prefeitura deverá assinar um convênio com o SUS, com base em lei já aprovada pela Câmara de vereadores. A secretária da Saúde, Eliana Honain, afirma que o projeto fica agora na dependência do Departamento de Contas do município.

A psoríase é uma doença que ocorre devido a um erro na programação genética ou seja, ela já nasce com o seu portador. A doença pode se manifestar em qualquer fase da vida e afeta cerca de 1 a 3 % da população mundial, ou 190 milhões de pessoas em todo mundo. Segundo especialistas, é uma doença crônica e não há cura, além de ser hereditária.

A doença afeta, em geral, a pele com aparecimento de lesões esbranquiçadas ou avermelhadas e descamativas, dão sensação de incômodo, além de provocar coceiras.

Quem trará a nova tecnologia para a cidade é o dr. José Emilio Fehr Pereira Lopes, médico nuclear atômico, responsável pela clínica do laser em S~çao Carlos. Ele já trabalha há alguns anos com esse tratamento e pretende estendê-lo para cidades da região.

O médico afirma que esse é um tratamento que proporciona bons resultados para pacientes de psoríase e diabetes, uma vez que o laser incide diretamente no local lesado. Emilio Fehr diz que o que for preciso da parte dele para que o projeto tenha sucesso será feito. A Secretaria da Saúde ainda não determinou os critérios para seleção dos pacientes.

Destaques:

Reportagens recentes:

Todas as reportagens

Reproduzir o conteúdo do site da Uniara é permitido, contanto que seja citada a fonte. Se você tiver problemas para visualizar ou encontrar informações, entre em contato conosco.
Uniara - Universidade de Araraquara / Rua Carlos Gomes, 1338, Centro / Araraquara-SP / CEP 14801-340 / 16 3301.7100 (Geral) / 0800 55 65 88 (Vestibular)
N /ageuniara/