Ageuniara

Casa da Cultura desenvolve projetos que geram renda

Por: VAL RODOLPHO MORTARI NETO

11/11/2005

A Casa da Cultura de Santa Ernestina (SP) desenvolve projetos para beneficiar a população.Entre eles, destacam-se o “Criar” e o “Pintando o Sete”.

O objetivo é fazer com que as pessoas de baixa renda aprendam a produzir coisas novas, para gerar alguma renda familiar.

O projeto “Criar” ensina mulheres de todas as idades a bordar, tricotar e fazer outros trabalhos com linha e o “Pintando o Sete”, ensina pessoas de qualquer idade ou sexo a pintarem quadros e a fazerem trabalhos artesanais.

”Com as técnicas que aprendi, faço meus trabalhos e ganho um bom dinheiro com essas obras e não dá para sustentar minha familia, mais ajuda muito na renda familiar”, afirma a ex-aprendiz Bruna Teixeira.

Segundo a coordenadora da Casa da Cultura, Elizabeth Gonzalvez, os cursos têm duração de seis meses e todos os anos aparecem mais pessoas interessadas em participar dos projetos.”No primeiro semestre tivemos apenas 12 pessoas participando do Criar e a turma atual tem 21 pessoas. Isso mostra o quanto o curso está sendo bom para a população”, afirma a coordenadora.

"É sempre bom você ver as pessoas sairem daqui e ganharem dinheiro com técnicas que foram ensinadas. Sinto-me com a senssação de dever cumprido”, afirma uma das orientadoras do projeto “Pintando o Sete” Ana Paula Marcondis Costa.

A Casa da Cultura também investe em outros projetos como o “Reciclar faz Bem” que ensina crianças a trabalharem com material reciclável e fazer arte com as sucatas e um outro que não se pode dizer que é um projeto, mas que ensina mulheres a costurar e vários outros que foram criados, mas que não existem mais.

"Até o final de 2006 pretendemos criar mais alguns projetos, mas para isso precisamos de incentivos financeiros que ainda estamos correndo atrás, porque quem mantém os projetos atuais somos nós, os alunos e os orientadores, e também vamos ter que acabar com alguns projetos atuais", afirma Elizabeth.



Destaques:

Reportagens recentes:

Todas as reportagens

Reproduzir o conteúdo do site da Uniara é permitido, contanto que seja citada a fonte. Se você tiver problemas para visualizar ou encontrar informações, entre em contato conosco.
Uniara - Universidade de Araraquara / Rua Carlos Gomes, 1338, Centro / Araraquara-SP / CEP 14801-340 / 16 3301.7100 (Geral) / 0800 55 65 88 (Vestibular)
N /ageuniara/