Ageuniara

Centro de Reabilitação aumenta atendimento em São Carlos

Por: JULIÉLEN UBEDA TOMAZI

10/11/2005

O Centro de Reabilitação de São Carlos (SP), localizado no Centro Municipal de Especialidades (Ceme), após passar por reforma feita pela prefeitura do município, aumentou o número de atendimento, chegando a uma media de 60 pacientes diariamente.

Os atendimentos acontecem em diferentes especialidades: neurologia (adulto e infantil), amputados, ortopedia, reumatologia, afecções de voz e dores crônicas, como fibromialgia, hérnia de disco, entre outras.

No Centro de Reabilitação, os profissionais e pacientes encontram um amplo espaço e diversos equipamentos necessários para os tratamentos.

A Secretaria Municipal de Saúde disponibiliza um grupo de profissionais que inclui fisioterapeutas, assistentes sociais, psicólogos e fonoaudiólogos. “O que buscamos com o tratamento de reabilitação é resgatar a qualidade de vida pessoal e profissional da pessoa que sofre algum tipo de problema crônico”, explica o secretário municipal de Saúde, Marcelo Henrique de Paulo.

De acordo com o fisioterapeuta do Centro de Reabilitação, Cláudio Back, o trabalho desenvolvido pela equipe de profissionais é fundamental para que o paciente recupere os movimentos e possa usar uma prótese.

“Aqui, a pessoa faz um treinamento de pelo menos três meses para se adaptar. Com esse treinamento, ele aprende a distribuir o peso do corpo sobre a prótese e, assim, chegar ao máximo da capacidade e funcionalidade do equipamento para uma melhor marcha e, consequentemente, melhor qualidade de vida”, afirma.

“Devagar estou melhorando o uso da prótese. Já sinto mais firmeza e estou mais bem adaptado”, diz o paciente Delcides Bastos, que freqüenta o Centro há mais de quatro meses.

Já para Pedro Afonso, que iniciou o tratamento, há três meses, após escorregar e quebrar a perna, é possível notar a melhora, pois fazendo a fisioterapia é que as pessoas notam o resultado.



Destaques:

Reportagens recentes:

Todas as reportagens

Reproduzir o conteúdo do site da Uniara é permitido, contanto que seja citada a fonte. Se você tiver problemas para visualizar ou encontrar informações, entre em contato conosco.
Uniara - Universidade de Araraquara / Rua Carlos Gomes, 1338, Centro / Araraquara-SP / CEP 14801-340 / 16 3301.7100 (Geral) / 0800 55 65 88 (Vestibular)
N /ageuniara/