Ageuniara

Associação organiza Rua dos Livros

Por: MAIKO DA CUNHA MAGALHÃES

06/10/2005

A Associação "Caminho das Letras" está realizando, durante o mês de outubro, a 1ª Feira do Livro Itinerante de Araraquara, com o apoio da prefeitura e instituições. Este evento leva a feira e os livros à vários bairros da cidade, possibilitando às pessoas comprarem e trocarem livros, ao mesmo tempo em que incentiva a leitura.

A Associação, que existe há menos de oito meses, é uma união de pessoas que estão envolvidas com arte em geral, como artes cênicas, circo, dança, música, audiovisual e literatura. Sendo privada, trabalha sem fins lucrativos e possui membros que trabalham em empregos particulares, contribuindo com o projeto como podem.

A idéia de se fazer uma feira de livros nas ruas da cidade partiu de Lucas Junqueira Marin, organizador da feira e responsável pela área de literatura da associação. “O nosso objetivo é a incentivar a leitura e ao mesmo tempo quebrar o padrão das feiras fechadas organizando assim um evento mais aberto e mais acessível ao público”, diz Marin.

Marin explica que cinco regiões da cidade serão beneficiadas com a feira, que acontece nos domingos das 12h às 18h. No último dia 2, a Feira que aconteceu nos bairros Vale do Sol e Águas do Paiol atraiu grande público.

A programação dos próximos domingos fica assim: dia 9, Semi-Dei e Adalberto Roxo; dia 16, Pinheirinho, Jardim Europa e Vila Xavier; dia 23, Cecap, Yolanda Ópice e Vila Melhado; e dia 30, o encerramento da Feira acontecerá na Praça Pedro de Toledo no centro da cidade.

O conselho de Pais e Mães da Escola Municipal de Dança “Iracema Nogueira” está no comando das barracas de alimentação.

Segundo o organizador, a principal preocupação do evento é culturalizar ruas e avenidas da cidade, promovendo ações que desenvolvam a cultura e o hábito da leitura entre crianças, jovens e adultos nas comunidades. “Só não vai quem não quer, pois estamos levando gratuitamente a feira e os livros até as pessoas”, encerra Marin.

Para a vereadora Edna Martins, que colaborou com a realização do projeto apresentando o projeto na Câmara, essa é uma ação muito importante que deveria ser colocada no calendário cultural da cidade, pois não só incentiva, como leva a cultura até onde as pessoas estão.



Destaques:

Reportagens recentes:

Todas as reportagens

Reproduzir o conteúdo do site da Uniara é permitido, contanto que seja citada a fonte. Se você tiver problemas para visualizar ou encontrar informações, entre em contato conosco.
Uniara - Universidade de Araraquara / Rua Carlos Gomes, 1338, Centro / Araraquara-SP / CEP 14801-340 / 16 3301.7100 (Geral) / 0800 55 65 88 (Vestibular)
N /ageuniara/