Ageuniara

José Hamilton Ribeiro realiza palestra na Uniara

Por: VAL RODOLPHO MORTARI NETO

30/09/2005

O jornalista José Hamilton Ribeiro, realizou no dia 29 de setembro, no auditário do Centro Universitário de Araraquara ( Uniara) uma palestra para os alunos do curso de Jornalismo.

Com 40 anos de profissão, "Zé Hamilton", como é chamado, esteve há frente da criação da revista Realidade e Quatro Rodas, trabalhou na Folha de S.Paulo, no Globo Repórter, no Fantástico e no Globo Rural, onde está há 20 anos.

A palestra teve como foco principal a cobertura que Zé Hamilton fez na guerra do Vietnã para a revista Realidade, que o inspirou a escrever o livro “O gosto da Guerra”, que fala das suas experiências no Vietnã.

Zé Hamilton dividiu a palestra em vários tópicos, em um deles afirmou que por a guerra ter vários enfoques cada jornalista acha que as suas reportagens são melhores que a dos outros.

Segundo ele é impossível para o jornalista ser imparcial em uma guerra.Ele afirmou, por exemplo, que qualquer jornalista tende sempre a pender para um dos lados em combate, e afirmou também que a maioria dos jornalistas na guerra do Vietnã foi contra os Estados Unidos.

Em um dos principais tópicos abordados por ele, contou como perdeu sua perna esquerda durante a cobertura jornalística que fez da guerra. “Quando a mina explodiu, pensei que fosse no soldado que estava na minha frente, mas quando a fumaça foi baixando, percebi que a explosão da mina tinha ferido totalmente uma das minhas pernas e arrancado a outra”, afirmou Zé Hamilton.

Ele relatou também que teve dois medos durante a guerra: o primeiro foi o de morrer e o segundo foi pensar como iria seguir sua careira de jornalista com uma perna só.

Para finalizar a palestra, o jornalista resumiu apenas com uma frase, quando o apresentador Silvio Santos lhe perguntou se era difícil ser jornalista com uma perna só e Zé Hamilton respondeu: “Com uma perna é difícil, mais com quatro é mais difícil ainda”.

Ao final da palestra, Zé Hamilton conversou com os aluno do curso de Jornalismo e autografou seu livro.



Destaques:

Reportagens recentes:

Todas as reportagens

Reproduzir o conteúdo do site da Uniara é permitido, contanto que seja citada a fonte. Se você tiver problemas para visualizar ou encontrar informações, entre em contato conosco.
Uniara - Universidade de Araraquara / Rua Carlos Gomes, 1338, Centro / Araraquara-SP / CEP 14801-340 / 16 3301.7100 (Geral) / 0800 55 65 88 (Vestibular)
N /ageuniara/