Ageuniara

Contas de água em Araraquara já chegam com reajuste de 17,55%

Por: ITAICI JOSÉ BRUNETTI PEREZ

03/10/2005

As contas de consumo de água de Araraquara (SP), com vencimento em outubro, estão chegando aos consumidores com um aumento de 17,5%. Trata-se do reajuste anual da tarifa, estabelecido pelo DAAE (órgão que gerencia o sistema de abastecimento de água na cidade) a partir do consumo ocorrido no mês de setembro.

Pedro Tevez, de 65 anos, aposentado morador no bairro de Santana, chama o aumento de abusivo, porque em uma situação econômica em que vivemos e principalmente em um mês que a inflação foi negativa, não era para ter um aumento de quase R$ 18%. "O Daae deveria estudar o assunto antes de nos impor este preço", protesta. Lourdes Bezerra, 73 anos e aposentada, moradora do mesmo bairro, não ficou nada feliz com o aumento. “Está tão difícil para pagarmos as contas que precisamos economizar em tudo, energia, comida, e agora até na água, que era o mais barato”

O coordenador de administração e finanças do Daae, Marcos Isidoro, esclarece que o motivo do aumento de 17,55% na tarifa é a variação do custo dos insumos, como os encargos sociais, energia elétrica, combustíveis, produtos químicos, serviços terceirizados, entre outros.

Isidoro chama a atenção dos consumidores para os serviço que o Daae proporciona à cidade, como o fornecimento de água tratada a 100% das casas na área urbana e o tratamento de 100% do esgoto domiciliar. “A população acaba compreendendo, pois reconhece a excelência dos serviços prestados pelo Daae”, diz Marcos.

A rede de distribuição de água de Araraquara tem cerca de 1.100 km de extensão, permitindo 67 mil ligações de água. A capacidade de armazenamento é de aproximadamente 44.330 metros cúbicos de água e o sistema está dimensionado para dar suporte ao crescimento da cidade, diz o coordenador.

O Daae cuida dos esgotos e da água da cidade desde 1969. Conta com três pontos de captação superficial (ribeirão das Cruzes, ribeirão das Anhumas e córrego Águas do Paiol) e 13 pontos de captação subterrânea (poços profundos que retiram água do Aqüífero Guarani). Dispõe de 30 reservatórios distribuídos em onze setores da cidade.

Destaques:

Reportagens recentes:

Todas as reportagens

Reproduzir o conteúdo do site da Uniara é permitido, contanto que seja citada a fonte. Se você tiver problemas para visualizar ou encontrar informações, entre em contato conosco.
Uniara - Universidade de Araraquara / Rua Carlos Gomes, 1338, Centro / Araraquara-SP / CEP 14801-340 / 16 3301.7100 (Geral) / 0800 55 65 88 (Vestibular)
N /ageuniara/