Ageuniara

Escolinhas de esporte são destaque em Araraquara

Por: MICHELE CARVALHO

29/09/2005

O projeto das Escolinhas de Esportes é um dos mais abrangentes em Araraquara (SP). Realizado pela Secretaria dos Esportes e Lazer, ele atende cerca de 5000 crianças e adolescentes, de 6 a 16 anos, em mais de 20 bairros espalhados da cidade.

O coordenador do projeto, Marco Pachiega, explica que o projeto está espalhado em 77 pontos de Araraquara e conta com uma equipe de 58 monitores que desenvolvem os princípios de 17 modalidades esportivas.

“Em ordem alfabética, os esportes são: atletismo, basquete, ciclismo, damas, futebol, futsal, ginástica olímpica, handball, judô, karatê, taekwondo, tênis de campo e de mesa, vôlei e por fim xadrez”, fala ele.

O projeto existe desde 1993 e a partir de 2001, foi firmada uma parceria com a Unimed Araraquara, que fornece às escolinhas camisetas e material esportivo, duas vezes por ano. Além disso, durante os treinos, os alunos contam com acompanhamento médico e com o pronto-atendimento da Unimed.

“Há também parcerias com clubes, associações de bairros, escolas municipais e estaduais, que fornecem o espaço físico para as aulas”, diz o coordenador.

As escolinhas ainda oferecem acompanhamento psicológico, de acordo com as necessidades das crianças e dos adolescentes e realizam trabalho com os alunos da APAE e com os deficientes da União dos Deficientes Físicos de Araraquara, (UDEFA).

A equipe de monitores faz cursos de capacitação profissional, como fonoaudiologia, coordenação motora e nutrição, além de participarem de reuniões e dinâmicas de grupo.

O monitor, Ademir Barsaglini, está no projeto há 12 anos e fala que a importância do projeto está vinculada a integração e socialização que as crianças encontram na aula.

O aluno, G.B.C., 10 anos, está na escolinha de futsal há um ano e diz adorar as aulas. “É muito importante para mim, Fiz muitos amigos e gosto de jogar e da festa que fazemos no fim do ano”, afirma o menino.

Já, V.S.D., 10 anos, participa da escolinha há 4 anos. “Quero ser jogador de futebol e com as aulas, vou melhorando meu futebol, meu comportamento e consigo correr e pensar mais”, fala o aluno.

Valéria Aparecida Pissoni Ferreira é mãe de um aluno e explica que para seu filho de nove anos tem sido uma oportunidade muito boa. Ela ainda fala que o projeto deve se expandir. “Acho que deve acontecer em mais bairros e passar a atender crianças mais novas, a partir dos quatro anos de idade”, opina Valéria.

O coordenador, Marco Pachiega, coloca as escolinhas de esportes como um dos melhores projetos das Secretarias de Araraquara. “É uma oportunidade para essas crianças e adolescentes buscarem uma melhor qualidade de vida através da prática esportiva. O grande propósito do trabalho não é formar atletas, mas sim cidadãos”, conclui o coordenador.

Não há processo de seleção para participar das escolinhas. Basta estar dentro da faixa etária (6 a 16 anos), preencher a ficha de inscrição e começar a freqüentar as aulas.



Destaques:

Reportagens recentes:

Todas as reportagens

Reproduzir o conteúdo do site da Uniara é permitido, contanto que seja citada a fonte. Se você tiver problemas para visualizar ou encontrar informações, entre em contato conosco.
Uniara - Universidade de Araraquara / Rua Carlos Gomes, 1338, Centro / Araraquara-SP / CEP 14801-340 / 16 3301.7100 (Geral) / 0800 55 65 88 (Vestibular)
N /ageuniara/