Ageuniara

Saúde registra 35 casos de catapora em Jaú

Por: NATASHA HELENA GONZALES COSTA

30/09/2005

Cerca de 35 casos de catapora foram registrados pela Vigilância Epidemiológica de Jaú (SP). O surto foi constatado em três creches e em uma escola municipal. A catapora é uma doença infecciosa aguda e é mais comum em crianças entre 1 e 10 anos.

A catapora é altamente transmissível, causada pelo vírus Varicela-zóster. É transmitida por um indivíduo doente, pelo ar ou por contato direto com lesões. O tempo de incubação é de dez a 21 dias, com uma média 18 dias. Os sintomas mais comuns são febre, manchas vermelhas, coceira e aparecimento de bolhas rosadas. É mais comum em crianças até dez anos, mas pode ocorrer em pessoas suscetíveis (não imunes) de qualquer idade.

A doença pode ter evolução grave e até causar o óbito, sendo consideravelmente maior o risco quando ocorre em adultos e pessoas com imunodeficiência. O risco de transmissão da doença é elevado em situações de contato próximo e de permanência em um mesmo ambiente fechado por mais de uma hora, como ocorre em creches e salas de aula.

Segundo Antonio Marcos Rodrigues, secretário municipal da Saúde, a vacinação de emergência seria feita na quinta-feira, 29/9, no CMEI (Centro Municipal de Educação Infantil) do Jardim Pedro Ometto. Cerca de 200 doses estão à disposição da Vigilância Epidemiológica.

“A vacina contra a catapora não faz parte do calendário de vacinação e só é providenciada mediante registros de casos”, disse Rodrigues. A vacina é feita em crianças menores de cinco anos.

A orientação da Secretaria Municipal de Saúde de Jaú é que os casos de catapora registrados em escolas e creches da rede pública sejam comunicados imediatamente. “Nós recebemos as notificações encaminhadas pelos PASs, acompanhadas do nome da criança e da creche onde ela estuda. Depois entregamos a autorização para os pais e fazemos a vacinação em data pré- determinada”, disse a enfermeira.

Destaques:

Reportagens recentes:

Todas as reportagens

Reproduzir o conteúdo do site da Uniara é permitido, contanto que seja citada a fonte. Se você tiver problemas para visualizar ou encontrar informações, entre em contato conosco.
Uniara - Universidade de Araraquara / Rua Carlos Gomes, 1338, Centro / Araraquara-SP / CEP 14801-340 / 16 3301.7100 (Geral) / 0800 55 65 88 (Vestibular)
N /ageuniara/