Ageuniara

Projeto"Sacoleco" ganha prêmio do Banco Real

Por: DAVID CHAVES FUGAZZA

23/09/2005

O projeto "Sacoleco" foi um dos vencedores do 10º Prêmio Banco Real Universidades Solidarias de 2005 e é uma iniciativa do ConsumoSol- Articulação Ética e Solidária para um Consumo Responsável ,em incubação pela INCOOP/UFSCar ( Incubadora Regional de Cooperativas Populares), um programa de extensão da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar).

A entrega do prêmio aconteceu no dia 29 de agosto no Museu de Artes de São Paulo (MASP) e contou com a presença da Ruth Cardoso que é a idealizadora da UniSol.

Quem representou o ConsumoSol foi a artesã do Estela Regina Silva. “Foi muito importante para mim participar desse evento e ter conhecido pessoas dos outros nove grupos vencedores”, destacou.

Os troféus entregues aos vencedores foram confeccionados por um grupo que ficou em segundo lugar no prêmio anterior. Toda a decoração do palco e do local onde foi oferecido o buffet, foi feito por uma comunidade que trabalha com bambu e a vencedoras do prêmio de 2004.Também aconteceu uma apresentação de dança, de um grupo de menores de risco da favela de Heliópolis de São Paulo.

Esse prêmio do Banco Real é anual e participam universidades de todo país. Os projetos apresentados precisam ter como base auto sustentabilidade, geração de renda e preocupação com as questões ambientais.

O "Sacoleco" surgiu no ano de 2000, com a sensibilização dos artesãos com a questão do problema do lixo no futuro.

A artesã Estela Regina Silvia teve a idéia de estimular as pessoas a voltarem a usar sacolas ou outras embalagens duráveis e com isso diminuir o uso de sacolas plásticas.

Essa idéia foi levada ao ConsumoSol, onde em reunião pensavam em como voltar o hábito de usar as sacolas.Era interessante a participação nesse premio para capitalizar recursos.

A forma de divulgação desse projeto ainda está sendo discutida entre o grupo em reuniões. O "Sacoleco" é uma iniciativa do ConsumoSol . Já a INCOOP / UFSCar encuba vários grupos de economia solidária, pois o maior problema desses grupos é não ter o consumidor, que seja sensível aos empreendimentos solidários.



Destaques:

Reportagens recentes:

Todas as reportagens

Reproduzir o conteúdo do site da Uniara é permitido, contanto que seja citada a fonte. Se você tiver problemas para visualizar ou encontrar informações, entre em contato conosco.
Uniara - Universidade de Araraquara / Rua Carlos Gomes, 1338, Centro / Araraquara-SP / CEP 14801-340 / 16 3301.7100 (Geral) / 0800 55 65 88 (Vestibular)
N /ageuniara/