mostrar mensagem ]

Comunicados Oficiais - UNIARA (COVID-19)

Em virtude da pandemia global de COVID-19, as atividades da Universidade de Araraquara - Uniara sofreram alterações.

Clique aqui e confira todos os comunicados oficiais da Instituição.

ocultar ]

UNIARA

Ageuniara

Pesquisador desenvolve sensor para diagnóstico visual

Por: KLEBER JORGE SAVIO CHICRALA

03/09/2005

As tradicionais cirurgias para resolver problemas na área da oftalmologia, como miopia, hipermetropia, são práticas usuais utilizadas pelos oftalmologistas brasileiros.

Atualmente a maioria dos equipamentos utilizados nas cirurgias e diagnósticos são importados e com preços elevados para o médico iniciante.

Mas em pouco tempo isso poderá mudar, pois o pólo tecnológico de São Carlos(SP) desenvolve novas propostas tecnológicas para a área. Um dos exemplos expressivos é a empresa Eyetec Equipamentos Oftálmicos que nasceu dos laboratórios do Instituto de Física da Universidade de São Paulo(USP), de São Carlos.

As propostas destas empresas de alta tecnologia é pesquisar e fabricar equipamentos genuinamente brasileiro, baseado na tecnologia "warefront"( frente de onda que analisa a luz que atinge o globo ocular, nascendo assim o diagnóstico inicial).

Utilizando um princípio diferente do trivial, o equipamento utiliza várias pequenas lentes quadradinhas, simétricas, uma ao lado da outra, e assim compondo uma lente circular que analisa a deformação do olho ponto a ponto.

O pesquisador e empresário doutor Jarbas Caiado de Castro Neto, sócio da Eyetec e da Optico de São Carlos(SP) foi o autor da proposta de desenvolver este tipo de equipamento no Brasil. “Acreditamos no potencial brasileiro e na capacidade dos pesquisadores e da pesquisa aqui desenvolvida”, explica.

As empresas de alta tecnologia recebem geralmente linhas de financiamento do Fundo de Apoio às Pesquisas do Estado de São Paulo (FAPESP), dentro do Programa de Inovação Tecnológica em Pequenas Empresas(Pipe), onde o Caiado é o coordenador.

"O novo aparelho foi patenteado no Brasil e no exterior e recebeu informalmente o nome sensor Castro, em homenagem ao professor e inventor da Universidade de São Paulo", revela o pesquisador.



Destaques:

Reportagens recentes:

Todas as reportagens

Reproduzir o conteúdo do site da Uniara é permitido, contanto que seja citada a fonte. Se você tiver problemas para visualizar ou encontrar informações, entre em contato conosco.
Uniara - Universidade de Araraquara / Rua Carlos Gomes, 1338, Centro / Araraquara-SP / CEP 14801-340 / 16 3301.7100 (Geral) / 0800 55 65 88 (Vestibular)
N /ageuniara/