mostrar mensagem ]

Comunicados Oficiais - UNIARA (COVID-19)

Em virtude da pandemia global de COVID-19, as atividades da Universidade de Araraquara - Uniara sofreram alterações.

Clique aqui e confira todos os comunicados oficiais da Instituição.

ocultar ]

UNIARA

Ageuniara

Araraquara cria conselho para implantação de coleta seletiva

Por: FERNANDO HENRIQUE MARTINS DA SILVA

26/08/2005

Araraquara (SP), seguindo o exemplo do município vizinho, São Carlos (SP), acabou por criar um conselho para efetivar a implantação da coleta seletiva de lixo.

Durante uma reunião com representantes das prefeituras de Araraquara e São Carlos, do Departamento Autônomo de Água e Esgoto (Daae) e da Associação de Catadores Acácia, foi discutido a implantação da coleta seletiva de lixo, tendo como base o modelo utilizado em São Carlos.

Também foi debatida a criação do Conselho Gestor de Coleta Seletiva, formado por integrantes das secretarias de Desenvolvimento Urbano, Desenvolvimento Econômico, Obras e Serviços Públicos, Daae e Coordenadoria de Participação Popular.

São Carlos produz 140 toneladas de resíduos por dia, e 90 toneladas por mês são de resíduos recicláveis, o que corresponde a 2% da produção.

Araraquara produz 4,2 toneladas de lixo doméstico por mês e processa na Usina de Triagem de materiais recicláveis 75 toneladas de lixo por dia, de onde são retirados 2,65 toneladas/dia de materiais, o que corresponde a 1,89%.

Para a coordenadora de Meio Ambiente de Araraquara, Vera Botta, a coleta seletiva significa economia de gastos no aterro, melhor qualidade de vida e possibilidade de geração de renda e trabalho.

A coordenadora citou a experiência da cooperativa com coletiva seletiva no Jardim Maria Luiza, um projeto que está produzindo excelentes resultados. "Nos empenharemos para unirmos os catadores autônomos para trabalhar com a cooperativa", contou.

Vera Botta disse que, com a implantação do projeto, estimada para setembro, será avaliada a possibilidade de ampliação da rota, conforme o desempenho da experiência. "Apenas falta agora, o projeto ser encaminhado ao prefeito Edinho", concluiu.

Segundo informações da Associação Brasileira de Embalagens(Abre) "a coleta seletiva é um sistema de recolhimento de materiais recicláveis previamente separados na fonte geradora".

De acordo com a Abre, para iniciar um processo de coleta seletiva é preciso avaliar, quantitativamente e qualitativamente, o perfil dos resíduos sólidos gerados em determinado município, a fim de estruturar melhor o processo de coleta.



Destaques:

Reportagens recentes:

Todas as reportagens

Reproduzir o conteúdo do site da Uniara é permitido, contanto que seja citada a fonte. Se você tiver problemas para visualizar ou encontrar informações, entre em contato conosco.
Uniara - Universidade de Araraquara / Rua Carlos Gomes, 1338, Centro / Araraquara-SP / CEP 14801-340 / 16 3301.7100 (Geral) / 0800 55 65 88 (Vestibular)
N /ageuniara/