mostrar mensagem ]

Comunicados Oficiais - UNIARA (COVID-19)

Em virtude da pandemia global de COVID-19, as atividades da Universidade de Araraquara - Uniara sofreram alterações.

Clique aqui e confira todos os comunicados oficiais da Instituição.

ocultar ]

UNIARA

Ageuniara

Exposição de fotos de Marcello Castro é destaque em São Carlos

Por: CHARLENE CRISTINA HERNANDES

19/08/2005

O Centro Cultural da Universidade de São Paulo (USP), de São Carlos (SP), realiza a exposição “poeticidade” do fotografo Marcelo de Castro Lima Jr., na sala I do Centro Cultural.

Desde o dia 12 de agosto a exposição está aberta à visitação, com término previsto para o dia 2 de setembro.

De segunda à sábado as visitam podem acontecer das 9h às 12h e das 14h às 17h. O acesso ao Centro Cultural pode ser feito pela avenida Dr. Carlos Botelho, 1465. A entrada Franca.

A exposição apresenta 10 fotografias coloridas, no qual retrata o cotidiano com o caráter poético.Em seu currículo constam inúmeras exposições em São Carlos(SP) e região, São Paulo, Londrina(PR) e participação em projetos e grupos fotográficos da cidade.

“Poeticidade“ é a segunda exposição individual que Marcello realiza no Centro Cultural. "A fotografia está presente em minha vida desde criança, quando eu pegava a câmera fotográfica do meu pai eu me transformava completamente vendo as coisas de uma maneira diferente, através dos olhos da câmera, minha defesa foi dominar a câmera fotográfica. Fiquei fascinado com tal experiência, acabei deixando de lado a área publicitária”, revela o artista.

Em “poeticidade” Marcello utiliza seu ponto de vista como característica comum. "Eu utilizo simples deleites estéticos impregnados de min mesmo, fragmentos poéticos do cotidiano, nos quais encontrei minha estética”

Sobre o nome de sua exposição ele declara que queria algo diferente: mostrar uma beleza que muitas vezes passam despercebidas. “Fotografei, por exemplo, uma sacada antiga com flores, que para muitos nada mais é do que uma simples sacada, é preciso dar um segundo olhar sobre a coisas, para que se possa ver a beleza que está escondida”

Para ele, as pessoas estão acostumadas a verem uma só beleza. "Na verdade quero mostrar uma nova maneira de enxergá-las", completa.

A estudante Fernanda Bastos diz que nunca tinha reparado que existia beleza em um simples caule de uma árvore “Foi diferente, pela primeira vez parei e realmente olhei mais profundamente para um caule de árvore e vi beleza, porque antes eu passava perto das árvores e nunca parei para olhar se era bonito ou não".

O estudante de Engenharia, Fabio Theodoro, diz que soube da exposição por um amigo que já havia visto as fotografias.Ele fala que no inicio achou estranho o objetivo da exposição.

“Ver fotos de caule de árvores, amontoados de flores coloridas, achei meio estranho, mas quando eu prestei atenção nos detalhes das fotografias percebi que realmente existe beleza, nós eu não damos a devida atenção", disse

Ele ainda indica a exposição como um ótimo programa para aqueles que querem fazer algo diferenciado.

Em relação as dificuldades que se pode ter para expor suas fotografias, Marcello diz que não é fácil mostrar seu trabalho, a maiorias das pessoas nunca foram a uma exposição em toda a sua vida, mas com muito trabalho e dedicação ele consegue expor. “Seria como se lhes abrisse um novo mundo pelo o qual muitos não entendem” diz Marcelo.



Destaques:

Reportagens recentes:

Todas as reportagens

Reproduzir o conteúdo do site da Uniara é permitido, contanto que seja citada a fonte. Se você tiver problemas para visualizar ou encontrar informações, entre em contato conosco.
Uniara - Universidade de Araraquara / Rua Carlos Gomes, 1338, Centro / Araraquara-SP / CEP 14801-340 / 16 3301.7100 (Geral) / 0800 55 65 88 (Vestibular)
N /ageuniara/