Ageuniara

Programa insere deficientes no mercado de trabalho

Por: GLAUCIANY FONSECA MOREIRA

18/08/2005

A União dos Deficientes Físicos de Araraquara(SP), mais conhecida como UDEFA, além de conceder gratuitamente atendimento clínico e todo o apoio necessário aos portadores de necessidades especiais, oferece um programa que os insere no mercado de trabalho.

A entidade possui 806 deficientes físicos, visuais e auditivos cadastrados, dentre estes, 100 exercem atividade profissional registrados. Os cargos oferecidos ainda são poucos e restritos, mas entre os mais comuns estão, operador de telemarketing, recepcionista, secretariado e operador de máquinas leves.

A instituição ainda conta com oficinas terapêuticas , onde cerca de 100 deficientes e familiares trabalham voluntariamente, recebem apenas uma gratificação mensal e desenvolvem funções com fins terapêuticos.

Uma das formas de obtenção de recursos para a manutenção da UDEFA, está na idéia de formar parcerias com empresas do setor privado, o que resulta em geração de renda em pról da entidade e também proporciona ao deficiente mais uma oportunidade de trabalho.

Jorge Pitanga, integrante da Udefa, diz ser muito gratificante poder trabalhar e ao mesmo tempo colaborar com a entidade que tanto o ajuda.

Atualmente a instituição possui quatro parcerias, com o hipermercado Extra, o hospital Benemed, a clínica Multimagem com a empresa Lupo, além de um terreno provindo de doação, onde funciona um estacionamento.

Fernando Castellio, gerente do Extra, afirma que a parceria solucionou o problema da superlotação no estacionamento do hipermercado, pois muitas pessoas deixavam os carros no local e saiam para o centro da cidade, assim ocasionando falta de vagas para os clientes do hipermercado.A parceria é feita com o principio básico de ser benéfica a ambas as partes.

César Augusto Ferreira, presidente da UDEFA, diz que as parcerias são fundamentais para o funcionamento da instituição, que conta somente com verbas arrecadadas em eventos.

A entidade oferece atendimento clínico de ortopedia, fisioterapia, hidroterapia, psicologia, fonoaudiologia, odontologia , equoterapia, além de atendimento jurídico. E tem como projeto futuro a criação de uma oficina de próteses e órteses, que será construída ao lado da própria UDEFA.



Destaques:

Reportagens recentes:

Todas as reportagens

Reproduzir o conteúdo do site da Uniara é permitido, contanto que seja citada a fonte. Se você tiver problemas para visualizar ou encontrar informações, entre em contato conosco.
Uniara - Universidade de Araraquara / Rua Carlos Gomes, 1338, Centro / Araraquara-SP / CEP 14801-340 / 16 3301.7100 (Geral) / 0800 55 65 88 (Vestibular)
N /ageuniara/