Ageuniara

Curso para ator revela os vários ramos do teatro

Por: MARIA LUIZA PAIVA SANTOS

10/06/2005

A prefeitura de Araraquara(SP), por meio da Secretaria da Cultura e Fundart, em parceria com o Senac, desenvolvem o curso "Técnico-Ator". O projeto existe há três anos e em março de 2005 foi dado inicio à terceira turma, com 35 alunos maiores de 17 anos que permanecerão até agosto de 2006.

Após fazer o curso a pessoa pode trabalhar em instituições de difusão cultural e artística, em escolas de arte teatral e instituições recreativas, ou ainda, como dublador em cinema, rádio e televisão.

“O Aluno sai do curso podendo trabalhar como produtor, diretor e em vários outros ramos culturais relacionados ao teatro. O curso não ensina somente a atuar”, explica Jorge Okada, professor de Gestão de Produção Cultural, uma das disciplinas do curso.

O curso oferece também com as disciplinas "História do teatro" e "Interpretação dramática e técnicas teatrais", com estudos de expressão vocal, corporal e maquiagem. Lívia Cabreira, estudante de Ciências Sociais, faz teatro há oito anos e participa da terceira turma.

“Eu sempre atuei, mas depois que comecei a trabalhar com meu próprio grupo de teatro, percebi que tinha coisas dentro do teatro que eu gostava mais, como fazer o cenário, por exemplo”, revela Lívia. A estudante pretende trabalhar em produção teatral.

Para o ator exercer sua profissão é necessário que ele tenha registro na Delegacia Regional do Ministério do Trabalho (DRT) e após concluir o curso "Técnico Ator" pode receber esse registro.

Para fazer parte do projeto é necessário passar por uma seleção, com vários testes que envolvem interpretação, criatividade e conhecimentos sobre a História do Teatro. Neste ano foram 67 inscritos para o curso, que tem duração de um ano e meio. As aulas, são ministradas na Casa da Cultura, de segunda a quinta-feira, das 19h às 22h.

Destaques:

Reportagens recentes:

Todas as reportagens

Reproduzir o conteúdo do site da Uniara é permitido, contanto que seja citada a fonte. Se você tiver problemas para visualizar ou encontrar informações, entre em contato conosco.
Uniara - Universidade de Araraquara / Rua Carlos Gomes, 1338, Centro / Araraquara-SP / CEP 14801-340 / 16 3301.7100 (Geral) / 0800 55 65 88 (Vestibular)
N /ageuniara/