mostrar mensagem ]

Comunicados Oficiais - UNIARA (COVID-19)

Em virtude da pandemia global de COVID-19, as atividades da Universidade de Araraquara - Uniara sofreram alterações.

Clique aqui e confira todos os comunicados oficiais da Instituição.

ocultar ]

UNIARA

Ageuniara

Lojas de acessórios para veículos conquistam mulheres

Por: SIMONE CRISTINA DIB

10/06/2005

Elas trocam o cabeleireiro pela oficina mecânica, e dispensam a tarde no shopping para passear numa loja de acessórios automotivos. A paixão por carros, sempre vista como coisa de homem, está conquistando as mulheres. É o "tuning"

Em Araraquara (SP), esse mercado não pára de crescer. São mais de vinte lojas especializadas em acessórios para veículos, mas agora voltadas para as mulheres, com peças e acessórios com um toque feminino.

Deniz Augusto, proprietário de uma loja de insufilmes, conta que a novidade em sua loja é o insufilme cor de rosa. “Chegou a vez delas que podem deixar seus carros com a sua cara”, comenta.

Silvia Oliveira, 41 anos, casada e mãe de três filhos, tem um Palio vermelho, cheio de detalhes. “Não deixo ninguém dirigir meu carro”, diz Silvia. A primeira alteração que fez foi aumentar a potência do motor de 1.0 para 1.3. Hoje vive em função daquilo que antes era só um hobby e participa de encontros e feiras de exposição.

Monica Moreira, 32 anos, é outro bom exemplo. Adora quando alguém pede para ver de perto seu Celta turbinado, porta malas revestido de pelúcia vermelha, aparelho de DVD e até um vídeo-game. Mônica diz já ter gasto mais de R$10 mil no carro. "Não me arrependo de nenhum centavo investido nele” , afirma.

A psicóloga Tatiane Cristina Zaccaro explica que a sociedade tem essa visão de preconceito de que é o homem que entende de carro. "Mas hoje em dia as mulheres estão assumindo muitas coisas que os homens fazem", observa. "Talvez isso até seja uma mudança da sociedade como, por exemplo, em carreira militar. Hoje as mulheres estão buscando a igualdade, mas aos olhos da sociedade isso é coisa de homem",completa.

Para a psicóloga tanto Silvia como Mônica ganharam seu espaço. "Penso que essas mulheres não têm nenhum distúrbio”, diz Tatiane.

Quem quiser começar com a brincadeira, pode preparar o bolso. Para "tunar" um automóvel gasta-se no mínino R$ 5 mil e quem já começou garante que não consegue parar.



Destaques:

Reportagens recentes:

Todas as reportagens

Reproduzir o conteúdo do site da Uniara é permitido, contanto que seja citada a fonte. Se você tiver problemas para visualizar ou encontrar informações, entre em contato conosco.
Uniara - Universidade de Araraquara / Rua Carlos Gomes, 1338, Centro / Araraquara-SP / CEP 14801-340 / 16 3301.7100 (Geral) / 0800 55 65 88 (Vestibular)
N /ageuniara/