Ageuniara

União de pequenos e médios supermercados dá resultados

Por: JULIANA FRANCO

04/06/2005

A associação de pequenos supermercados em torno de uma cooperativa de compras, iniciada há um ano e meio, já reune 16 estabelecimentos numa rede, na cidade de São Carlos. A rede local cresce competindo com lojas de grandes redes nacionais, oferecendo preços competitivos e outros diferenciais.

Segundo Idinir Janduzzo, diretor comercial da Rede Clima, de São Carlos, os objetivos iniciais eram concentrar forças para aumentar o poder de compra e oferecer preços melhores ds trocar experiências com outros mercadistas. Só assim imaginavam que seriam capazes de sobreviver às grandes redes que a cada dia ampliam a presença na cidade.

Após alguns meses, os pequenos supermercados já são reconhecidos por fabricantes, ganham bonificações para divulgar a iniciativa e conseguem oferecer preços mais acessíveis. Os custos operacionais dos associados são menores que os das grandes redes e essa vantagem se reflete no preços, explica Janduzzo.

Além disso, os 16 mercadistas não precisam incluir nas despesas mensais do empreendimento o gasto com marketing, pois as propagandas são financiadas pela Rede Clima. No Dia das Mães, foi realizada uma promoção, quando foram sorteados 16 DVDs, 16 micro-systens, fogão, microondas, uma moto, entre outros produtos. De acordo com Idinir, o evento de grande porte só foi um sucesso devido à rede, pois, sozinhos, os mercadistas não teriam condições de oferecer tantos prêmios de qualidade e utilizar o marketing agressivo e constante que a rede faz.

Atualmente, a rede possui um salão e um comprador. Tem despesas com aluguel, telefone e viagens, todas cobertas com a receita da mensalidade dos comerciantes e com algumas doações de empresas.

“O Brasil está caminhando para o associativismo. Essa idéia veio para ficar e ela é necessária. Só no Estado de São Paulo já existem 25 redes", comenta Idinir, animado com a oportunidade de expor os objetivos da Rede Clima numa feira de negócios em São Paulo.

A rede local desestimula a concorrência direta entre os associados. Para se associar é preciso que cada supermercado esteja no mínimo 1.500 metros de distância do mais próximo. Já quanto à política de preços, cada supermercado tem a sua.

Gustavo José Migliato, proprietário de um supermercado da Rede, também acredita que o associativismo veio para ficar, além de trazer muitos benefícios. “Após a iniciativa da Rede Clima, as vendas no meu estabelecimento aumentaram em 30%, pois os preços melhoraram e há uma variedade maior de produtos”, relata Gustavo.

A rede também benefica o mercadista na divulgação. “O marketing que está sendo feito pela rede é muito forte e importante, pois estou conquistando novos clientes sem ter que realizar grandes investimentos”, comenta Gustavo.

Em São Carlos há lojas do Extra e do Compre Bem, pertencentes ao Grupo Pão de Açúcar, seis lojas do Jaú Serve, quatro do UniãoServ. A rede Gimenes adquiriu um terreno na região central e deve construir mais uma de suas lojas. Os supermercados que integram a Rede Clima são: Dois Irmãos, Serve Tudo, Chimirri, França 1 e 2, Wenzel, Miramar, Hipermax, Afonso, Nogueira, Bom Vizinho, Arco Íris, Zazá, Mercearia 3M, Ferreira e Sacolão São Carlos.

Destaques:

Reportagens recentes:

Todas as reportagens

Reproduzir o conteúdo do site da Uniara é permitido, contanto que seja citada a fonte. Se você tiver problemas para visualizar ou encontrar informações, entre em contato conosco.
Uniara - Universidade de Araraquara / Rua Carlos Gomes, 1338, Centro / Araraquara-SP / CEP 14801-340 / 16 3301.7100 (Geral) / 0800 55 65 88 (Vestibular)
N /ageuniara/