mostrar mensagem ]

Comunicados Oficiais - UNIARA (COVID-19)

Em virtude da pandemia global de COVID-19, as atividades da Universidade de Araraquara - Uniara sofreram alterações.

Clique aqui e confira todos os comunicados oficiais da Instituição.

ocultar ]

UNIARA

Ageuniara

Técnica postural diminui número de cirurgias

Por: SIMONE CRISTINA DIB

14/06/2005

A osteopatia é uma técnica de realinhamento postural que consegue diminuir, em 80%, o número de cirurgias da coluna vertebral. Pode ser aplicada no caso de disfunção articular ou da coluna vertebral, e não tem idade minina para o tratamento, a técnica pode ser aplicada ate em recém nascidos.

O tratamento é realizado através de manipulação articular, principalmente vertebral, das áreas onde exista o chamado bloqueio, ou seja, articulação, sem a mobilidade normal, lembrando que existem varias técnicas próprias para desbloqueio.

Segundo Gustavo Nogueira, fisioterapeuta e osteopata, de Araraquara(SP), a osteopatia foi criada nos Estados Unidos, como uma especialização da medicina, mas no Brasil é uma especialização da fisioterapia, pois o médico não tem tanto contato físico com o paciente como o fisioterapeuta tem.

"As vezes o problema do paciente é no pé, no jeito de andar e o paciente sente dor no quadril. É como se fosse um reflexo da dor”, diz a fisioterapeuta, Elisabete Oliveira, também de Araraquara. "É exatamente com isso que a osteopatia trabalha", completa.

Já, o ortopedista João Vitta Filpi observa que a técnica quando bem aplicada é útil, em muitos casos, principalmente para dores posturais ou tencionais.

O tratamento é realizado com várias seções e pacientes que já fizeram relatam ótimos resultados. O dentista Francisco de Assis Mollo Junior, fez o tratamento osteopático durante três meses. "Não pensava em fazer cirurgia e o resultado que tive foi muito bom” comenta ele.

No caso de hérnia de disco externa, em 90% dos casos é sugerido tratamento osteopático e em apenas 10% a cirurgia,no caso de fracasso do tratamento osteopático. E em hérnia de disco medial em 70% dos casos é indicado tratamento osteopático e em 30% a cirurgia.



Destaques:

Reportagens recentes:

Todas as reportagens

Reproduzir o conteúdo do site da Uniara é permitido, contanto que seja citada a fonte. Se você tiver problemas para visualizar ou encontrar informações, entre em contato conosco.
Uniara - Universidade de Araraquara / Rua Carlos Gomes, 1338, Centro / Araraquara-SP / CEP 14801-340 / 16 3301.7100 (Geral) / 0800 55 65 88 (Vestibular)
N /ageuniara/