mostrar mensagem ]

Comunicados Oficiais - UNIARA (COVID-19)

Em virtude da pandemia global de COVID-19, as atividades da Universidade de Araraquara - Uniara sofreram alterações.

Clique aqui e confira todos os comunicados oficiais da Instituição.

ocultar ]

UNIARA

Ageuniara

Ginástica Chinesa é gratuita em Araraquara

Por: MICHELE CARVALHO

13/05/2005

A prefeitura de Araraquara (SP) oferece gratuitamente a ginástica chinesa terapêutica em seis praças espalhadas pela cidade.

A ginástica é composta por exercícios da medicina tradicional chinesa e o Lian Gong, em 18 terapias, é a principal prática das aulas.

Criado na China, em 1974, pelo médico ortopedista Zhuang Yuen Ming tem como base uma série de 54 exercícios que tratam e previnem dores no corpo. No Brasil, a ginástica foi introduzida pela professora Maria Lúcia Lee.

Em Araraquara, o projeto começou em 2001 com as aulas no Parque Infantil e devido a pedidos foi estendido para outras regiões da cidade.

Segundo o professor e coordenador do programa, Celso Akira, a prática constante desenvolve a coordenação motora, a concentração, o ritmo, força, flexibilidade e o equilíbrio emocional. “O Lian Gong independe do condicionamento físico, da faixa etária e do sexo dos alunos. A freqüência às aulas depende do ritmo de cada um”, diz ele.

As aulas têm duração de uma hora e uma equipe da Secretaria da Saúde faz o controle da pressão arterial dos participantes, antes e após dos exercícios.

“O projeto tem um público rotativo,que chega, em média, a 40 mil pessoas por ano, sendo a grande maioria mulheres”, informa o gestor de projetos da Secretaria dos Esportes e Lazer, Wilson Rosendo Tellaroli. Ele ainda conta que as consultas médicas diminuiram nos postos de saúde próximos aos locais onde acontecem às aulas.

Delza Marinheiro Claro, 68 anos, freqüenta as aulas, há três anos e meio, e diz que sua saúde melhorou muito. “Tem que ter força de vontade para não desistir. No começo é meio cansativo, mas eu consigo andar muito melhor agora”, fala ela.

Já para Sandra Batiglhia Lopes, 38 anos, que faz os exercícios, há um ano e meio, as aulas são excelentes. “Minha pressão diminuiu, minha coluna melhorou. A ginástica também é boa para mente, me sinto mais calma. Além disso, a gente acaba criando um círculo de amizades”, conta Sandra.

As aulas são gratuitas e acontecem pela manhã a partir das sete horas nos seguintes locais: Praça Jardim Paulistano, às terças e quintas-feiras; Praça do Carmo, às sextas-feiras; Praça Antônio Lourenço Côrrea, às quartas e sextas-feiras; Praça da Vila Melhado, às segundas e quartas-feiras; Praça Pedro de Toledo, às quintas-feiras e no Parque Infantil de segunda à sexta-feira.



Destaques:

Reportagens recentes:

Todas as reportagens

Reproduzir o conteúdo do site da Uniara é permitido, contanto que seja citada a fonte. Se você tiver problemas para visualizar ou encontrar informações, entre em contato conosco.
Uniara - Universidade de Araraquara / Rua Carlos Gomes, 1338, Centro / Araraquara-SP / CEP 14801-340 / 16 3301.7100 (Geral) / 0800 55 65 88 (Vestibular)
N /ageuniara/