Ageuniara

Projeto ajuda novas empresas de Araraquara

Por: MARIA LUIZA PAIVA SANTOS

29/04/2005

O Serviço de Apoio à Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), a prefeitura de Araraquara (SP) e a sede regional da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (SP), desenvolvem o projeto"Incubadora de Empresas", que pretende dar assitencia temporária à empresas nascentes.

Oferecer condições para aumentar as chances de sucesso de novas empresas introduzindo-as no contexto socioeconômico local é um dos objetivos do projeto

Pelo projeto, as novas empresas ficam, no máximo, dois anos dentro da Incubadora, onde existe orientação e assessoria necessária. Segundo informações do Sebrae, existem atualmente, no Brasil, 400 desses núcleos, sendo que 24% deles estão no estado de São Paulo.

Em Araraquara, o projeto começou em 1996 e hoje abriga nove empresas, todas de cunho industrial. “Nesse projeto não existe empresas somente comerciais. Para fazer parte do projeto a empresa tem que produzir alguma coisa”, diz Julio Natal Marine, analista do Sebrae.

Segundo ele o Sebrae fornece todas as quartas-feiras, em sua sede, uma palestra sobre "Planejamento de pequenas empresas", para que os micros empreendedores possam ter noções básicas para iniciar seu trabalho.

“Os erros mais freqüentes são a falta de planejamento e informação, e isso faz com que o índice de mortalidade no inicio do empreendimento seja muito grande”, diz Marine.

A principal característica de uma micro empresa é o número de funcionário e o total de faturamento. “No momento temos cinco funcionários e estamos na Incubadora fazem dois anos”,revela Lurdinha funcionária da pequena empresa têxtil Cuecas Casual.

Um dos critérios para fazer parte da Incubadora é ter o processo de fabricação não poluente. “Os interessados encaminham a proposta para a Fiesp, que analisa e determina quem vai fazer parte do projeto”, explica Thais Braguini, assistente Administrativa da sede regional da FIESP em Araraquara.



Destaques:

Reportagens recentes:

Todas as reportagens

Reproduzir o conteúdo do site da Uniara é permitido, contanto que seja citada a fonte. Se você tiver problemas para visualizar ou encontrar informações, entre em contato conosco.
Uniara - Universidade de Araraquara / Rua Carlos Gomes, 1338, Centro / Araraquara-SP / CEP 14801-340 / 16 3301.7100 (Geral) / 0800 55 65 88 (Vestibular)
N /ageuniara/