Ageuniara

Exercícios mal orientados podem ser prejudiciais à saúde

Por: ANA CARLA MENDES LACERDA

18/04/2005

As academias estão sempre lotadas de pessoas que pretendem melhorar e manter sua saúde ou apenas dar uma forma "sarada" ao corpo. Para esse segundo grupo, o risco é saber o limite de trabalhar com o corpo sem causar danos a ele. A função do orientador nos exercicios é indispensável e precisa ser um profissional. Fazer esses exercícios com orientação de um não habilitado é mais perigoso ainda.

O personal trainer, treinador pessoal, precisa ser formado em educação fisica. Casos de orientadores que não são formados na área ainda existem mas em número menor. Atualmente os centro desportivos ilegais são raros.

Não há uma regulamentação para a atividade, mas as academias mais concorridas exigem qualificação para contratação desses técnicos.

É preciso atenção na hora de escolher uma academia onde seja seguro e confiável praticar exercícios físicos. O educador fisico Roberto Vitório, de uma academia de Araraquara, orienta fazer alongamento antes e depois dos exercícios, iniciar a musculação com cargas leves, não fazer os exercíccios após as refeições e seguir as instruções dos professores e não os "conselhos" de colegas.

O médico ortopedista Aryovaldo Tarallo afirma ter atendido pacientes com problemas musculares por sobrecarga de exercícios. Os pacientes apresentavam lesões musculares, tendinite e outros danos mais leves por não estarem com o físico preparado. A maior parte dos pacientes estava em fase inicial de treinamento físico.

Viviane dos Santos Vieira, coordenadora de musculação, alerta os que pretendem entrar em uma acadêmia para que tomem alguns cuidados. Recomenda fazer uma avaliação inicial para adaptar as séries de exercícios à capacidade física e buscar orientação especializada em casos de problemas de saúde.

Orientações para maior segurança nos exercícios também podem ser obtidas, além de médicos, com fisioterapeutas. Caso ocorra algum problema devido à prática inadequada dos exercícios, o tratamento deverá ser feito com assistência desse profissional.

Destaques:

Reportagens recentes:

Todas as reportagens

Reproduzir o conteúdo do site da Uniara é permitido, contanto que seja citada a fonte. Se você tiver problemas para visualizar ou encontrar informações, entre em contato conosco.
Uniara - Universidade de Araraquara / Rua Carlos Gomes, 1338, Centro / Araraquara-SP / CEP 14801-340 / 16 3301.7100 (Geral) / 0800 55 65 88 (Vestibular)
N /ageuniara/