mostrar mensagem ]

Comunicados Oficiais - UNIARA (COVID-19)

Em virtude da pandemia global de COVID-19, as atividades da Universidade de Araraquara - Uniara sofreram alterações.

Clique aqui e confira todos os comunicados oficiais da Instituição.

ocultar ]

UNIARA

Ageuniara

Secretaria da Saúde corta verba para inalação em Araraquara

Por: MARIA GABRIELA CAMARGO PONTIERI

08/04/2005

Na última quinta feira, 31 de março, a secretária da saúde de Araraquara, Elaine Boinaim, enviou um ofício às clínicas de pneumologia proibindo a inalação gratuita. Nas clínicas conveniadas são atendidas em média cerca de trinta pessoas por dia, entre adultos e crianças com deficiências respiratórias, bronquite, alergias e outros problemas. Muitas dessas pessoas não tem plano médico, necessitando assim da nebulização feita nas clínicas.

A medida foi tomada por falta de verba, segundo o médico Willian Pio Martins, da Secretaria de Saúde. Segundo o médico, o repasse de recursos do SUS (Sistema Único de Saúde) não cobre mais despesas feitas com essas clínicas terceirizadas.

A inalação está dentro do grupo PAB que é um pacote destinado à assistência básica, para o qual o governo federal manda verbas. O pacote inclui consultas em pediatria, ginecologia, curativos, injeções, inalação e tudo que pode ser feito num pronto socorro. De acordo com a nova orientação do Ministério da Saúde, os procedimentos no PAB são de competência do gestor municipal(a Prefeitura), portanto sem emissão de verbas para pagamento de terceirizados.

Desde o dia 1º de abril, inalação e nebulização deixaram de constar na FPO (Ficha de Programação Orçamentária) estabelecida para as clínicas de pneumologia, deixando de ser oferecidas aos pacientes do SUS. Se quiserem continuar recebendo o serviço nessas clínicas, agora os pacientes deverão pagar o valor de um serviço particular.

O médico Willian Pio Martins disse que as clínicas também não vão sair perdendo, pois continuarão prestando outros tipos de serviços, como a vacinação. A única coisa que muda, na realidade, são as inalações que agora passam a ser feitas no Pronto Socorro Central ou em postos de saúde da cidade.

Destaques:

Reportagens recentes:

Todas as reportagens

Reproduzir o conteúdo do site da Uniara é permitido, contanto que seja citada a fonte. Se você tiver problemas para visualizar ou encontrar informações, entre em contato conosco.
Uniara - Universidade de Araraquara / Rua Carlos Gomes, 1338, Centro / Araraquara-SP / CEP 14801-340 / 16 3301.7100 (Geral) / 0800 55 65 88 (Vestibular)
N /ageuniara/