Ageuniara

Motoristas reclamam do sistema de Área Azul em Araraquara

Por: VAL RODOLPHO MORTARI NETO

19/03/2005

Motoristas de Araraquara (SP) reclamam do sistema de Área Azul, na cidade. Eles alegam estarem tendo transtornos na hora de retirar seus cartões.A tarifa mínima de meia hora subiu de R$0,50 para R$0,70.

O problema acontece na hora de depositar as moedas, pois muitos dos motoristas não possuem moedas e são obrigados a perder seu tempo indo atrás das mesmas. Outro problema apontado é o próprio preço.

De dez motoristas entrevistados pela reportagem da Ageuniara constatou-se que oito estão insatisfeitos com o sistema. Um deles é o munícipe Ricardo Aparecido da Silva. “Eles deviam arredondar os preços, assim nós não teríamos que sair por aí atrás de moedas de baixo valor. Temos muitos problemas para resolver e isso poderia ser evitado”. Segundo ele, isso mostra um pouco da insatisfação dos motoristas com o sistema de parquímetros.

Segundo Sergio Scarpelli Diniz, diretor do Hora Park, que coordena o sistema de Área Azul, em Araraquara, o aumento aconteceu devido ao valor médio I-GPM de agosto de 2002 à fevereiro de 2005.

Diniz afirma que a função da Área Azul é democratizar as vagas para o estacionamento dos carros, fazendo com que mais pessoas usem a vaga em um curto espaço de tempo e não complicar a vida dos motoristas.

Segundo ele, Araraquara tem aproximadamente 90 mil veículos e somando com os de outras cidades, que se deslocam para a cidade e também o utilizam o sistema de Área Azul, ficaria muito difícil a pessoa estacionar o veiculo sem o sistema de parquímetros.

“O que muitos motoristas não sabem é que 50% do lucro da Área Azul vai para a prefeitura e os outros 50% são destinados a empresa encarregada de controlar o sistema”, informa.

Segundo uma pesquisa feita em 2004, depois que o sistema foi instalado 75% das pessoas param mais perto do lugar onde desejam ir. “O sistema facilitou muito a vida das pessoas, pois estão estacionando muito mais fácil seus automóveis perto do lugar onde elas querem ir”,observa Diniz.

Ele afirma ainda que muitas pessoas reclamam do sistema sem saber que podem usufruir de um cartão que facilitaria muito para elas na hora de pagar o tempo que seus veículos ficariam estacionados no local.



Destaques:

Reportagens recentes:

Todas as reportagens

Reproduzir o conteúdo do site da Uniara é permitido, contanto que seja citada a fonte. Se você tiver problemas para visualizar ou encontrar informações, entre em contato conosco.
Uniara - Universidade de Araraquara / Rua Carlos Gomes, 1338, Centro / Araraquara-SP / CEP 14801-340 / 16 3301.7100 (Geral) / 0800 55 65 88 (Vestibular)
N /ageuniara/