mostrar mensagem ]

Comunicados Oficiais - UNIARA (COVID-19)

Em virtude da pandemia global de COVID-19, as atividades da Universidade de Araraquara - Uniara sofreram alterações.

Clique aqui e confira todos os comunicados oficiais da Instituição.

ocultar ]

UNIARA

Ageuniara

São Carlos inicia Mutirão contra Dengue

Por: ANALICE GASPAR GARCIA

14/03/2005

A prefeitura de São Carlos(SP) desenvolve a campanha "Mutirão Cidade Limpa, Combate à Dengue", que percorrerá a cidade entre os meses de março e maio, período no qual a maior incidência de chuva causa um aumento da possibilidade de casos da doença.

O projeto surgiu em 2001 devido à ocorrências de casos em São Carlos, como uma forma de intensificação das ações de controle e combate ao mosquito transmissor da dengue.

Após o início do projeto, a incidência diminuiu significativamente na cidade, que não registrou nenhum caso de dengue em 2004, e que teve uma redução no índice de avaliação de densidade larvária, minimizando a infestação de mosquitos.

O mutirão faz parte de um dos programas de ação da prefeitura e é um conjunto de ações de várias secretarias do município, como a de saúde, obras e educação, que durante esses dois meses serão responsáveis, respectivamente, pela remoção dos criadouros dos mosquitos transmissores, limpeza de terrenos públicos e notificação aos proprietários de imóveis para realizar a limpeza dos mesmos, juntamente com a capinação e pintura de guias e sarjetas e conscientização dos alunos de escolas da rede pública no que diz respeito a origem dos criadouros, à doença e à prevenção.

Além das forças públicas, o projeto conta com a participação de colaboradores, entre os quais empresas que fornecem caminhões para a remoção dos criadouros e a VEGA(empresa de coleta de lixo), que faz a coleta do entulho dos terrenos e o encaminha para as cooperativas de reciclagem, formada por antigos catadores de lixo.

As informações, até o momento, dizem que a cada terreno inspecionado pelo Mutirão é retirado um caminhão cheio de entulho, e que entre as dificuldades estão a relutância ou indiferença de proprietários que não aderem a iniciativa do combate.

O problema é maior nos casos em que os moradores de bairros nobres não permitem que seja feita a inspeção ou porque se acham protegidos da contaminação ou porque não querem perder a sua privacidade.



Destaques:

Reportagens recentes:

Todas as reportagens

Reproduzir o conteúdo do site da Uniara é permitido, contanto que seja citada a fonte. Se você tiver problemas para visualizar ou encontrar informações, entre em contato conosco.
Uniara - Universidade de Araraquara / Rua Carlos Gomes, 1338, Centro / Araraquara-SP / CEP 14801-340 / 16 3301.7100 (Geral) / 0800 55 65 88 (Vestibular)
N /ageuniara/