mostrar mensagem ]

Comunicados Oficiais - UNIARA (COVID-19)

Em virtude da pandemia global de COVID-19, as atividades da Universidade de Araraquara - Uniara sofreram alterações.

Clique aqui e confira todos os comunicados oficiais da Instituição.

ocultar ]

UNIARA

Ageuniara

Tratamentos para fibromialgia têm bons resultados

Por: ALINE MARIA LIZEO

27/11/2004

A fibromialgia é definida como uma síndrome dolorosa crônica que envolve o tecido muscular. Esta patologia reumática possui várias características clínicas como: fadiga muscular, rigidez, distúrbio do sono, pontos sensíveis por todo o corpo denominados pontos gatilhos.

Há uma incidência de fibromialgia no sexo feminino, sendo o pico de idade entre 40 e 50 anos. Em Taquaritinga (SP), a reumatologista Luciana Brambilla diz que alguns medicamentos são utilizados pelas mulheres com esta patologia e quase sempre dão bons resultados.

"Os analgésicos e antiinflamatórios são os medicamentos mais utilizados pelos pacientes com fibromialgia, embora não trate de uma patologia com inflamação tecidual", revela Luciana.Segundo ela, além do tratamento medicamentoso, há várias técnicas terapêuticas no combate a fibromialgia.

A fisioterapeuta Ana Carolina Bizari, comenta que não existe um método único para minimizar estes sintomas, mas as massagens relaxantes ajudam muito.

"Todos os métodos fisioterapêuticos, possuem como objetivo diminuir a tensão muscular, reduzir o estresse, amenizar o distúrbio do sono para que assim melhore a qualidade de vida desses pacientes, por isso a importância da massagem relaxante", ressalta Ana Carolina.

Outros sintomas, como cefaléia, dor na nuca e na região frontal, sensação de inchaço, variações de humor e ansiedade podem aparecer. Foi o que aconteceu com a bancária Maria José Lizeo, que sentia muitas dores pelo corpo e cefaléia, mas não imaginava ser portadora de fibromialgia.

"Não suportava as dores pelo corpo, enxaqueca e muita ansiedade, até que descobri através da fisioterapeuta que os sintomas que eu apresentava era de fibromialgia, mas nenhum medicamento me fez sentir tão bem quanto às massagens relaxantes", diz Maria José.

A fibromialgia é uma patologia cada vez mais presente na sociedade, o que resulta em uma má qualidade de vida das pessoas.

A avaliação e o tratamento medicamentoso são essenciais para o diagnóstico da fibromialgia, por isso é importante que pessoas portadoras destes sintomas procurem um profissional responsável.

Os interessados em agendar uma avaliação gratuita podem telefonar para (16) 3253-4370 e falar com a fisioterapeuta Ana Carolina Bizari.



Destaques:

Reportagens recentes:

Todas as reportagens

Reproduzir o conteúdo do site da Uniara é permitido, contanto que seja citada a fonte. Se você tiver problemas para visualizar ou encontrar informações, entre em contato conosco.
Uniara - Universidade de Araraquara / Rua Carlos Gomes, 1338, Centro / Araraquara-SP / CEP 14801-340 / 16 3301.7100 (Geral) / 0800 55 65 88 (Vestibular)
N /ageuniara/