Ageuniara

Asilo ganha novo prédio e muda de nome

Por: RONNEI APARECIDO NICOLLETTI

19/11/2004

O asilo de Araraquara(SP) acaba de transferir os idosos para o novo prédio e muda também o nome da entidade, que passa a chamar "Lar São Francisco de Assis".

Os 120 idosos que moravam no antigo prédio do Asilo de Mendicidade, já estão instalados no novo prédio que foi projetado de acordo com as normas previstas no Estatuto do Idoso, Ministério da Saúde e Previdência Social.

A obra foi financiada pela iniciativa privada e orçada em R$ 6 milhões de reais. Tem somente piso térreo, rampas de acesso para facilitar a locomoção, quartos para três pessoas, unidades hospitalares, consultório odontológico, clínica de fisioterapia, além de uma capela, salão de festas, instituto de beleza e uma barbearia.

Para a Assistente Social Márcia Aere Pedro Antônio, a mudança é benéfica, pois, além de proporcionar uma integração maior entre os idosos, facilitará uma maior vigilância. "Tivemos casos de pessoas que entraram com querosene e álcool nos quartos”, diz Marcia.

Segundo ela há uma resistência com a mudança, que ela considera natural, pois além de não poderem levar seus móveis antigos, muitos eram apegados ao antigo lar. "Agora eles ficarão em um local mais adequado para atender melhor suas necessidades, nessa fase de adaptação eles estão tendo acompanhamento de uma psicóloga",informa.

É o caso do aposentado Daniel Dias de 75 anos e sua mulher que depois da mudança vão dormir em quartos separados, pois o asilo não aceita casais morando juntos. "É ruim, depois de tanto tempo morando juntos vamos ficar em quartos separados, o jeito e aceitar", lamenta Dias.

O presidente da entidade, Welson Alves Ferreira, que conta com 70 funcionários acredita que ainda vai precisar da ajuda da comunidade.

"Além das doações que já são feitas, necessitamos de fisioterapeutas, cabeleireiros, barbeiros e outros profissionais que possam trabalhar como voluntários", diz.



Destaques:

Reportagens recentes:

Todas as reportagens

Reproduzir o conteúdo do site da Uniara é permitido, contanto que seja citada a fonte. Se você tiver problemas para visualizar ou encontrar informações, entre em contato conosco.
Uniara - Universidade de Araraquara / Rua Carlos Gomes, 1338, Centro / Araraquara-SP / CEP 14801-340 / 16 3301.7100 (Geral) / 0800 55 65 88 (Vestibular)
N /ageuniara/