mostrar mensagem ]

Comunicados Oficiais - UNIARA (COVID-19)

Em virtude da pandemia global de COVID-19, as atividades da Universidade de Araraquara - Uniara sofreram alterações.

Clique aqui e confira todos os comunicados oficiais da Instituição.

ocultar ]

UNIARA

Ageuniara

Uso incorreto de cosméticos causa danos à saúde

Por: NAIARA DUARTE

04/11/2004

Atualmente,a maquiagem é uma das aliadas da beleza feminina, tanto para disfarçar imperfeições ou para dar um colorido especial ao rosto.

O que a maioria das mulheres não sabem é que o uso incorreto de alguns cosméticos pode acabar se transformando em sérios problemas de saúde, sobretudo na região dos olhos.A falta de cuidados pode causar irritação ocular e até infecções graves capazes de comprometer a visão.

Os cuidados a serem tomados já devem começar na hora da compra. O consumidor não deve se esquecer das informações básicas como o lote, data de fabricação e de validade, identificação completa do fabricante, além da composição do produto.

Outra dica importante é não comprar cosméticos em feiras ou camelôs, pois as condições inadequadas de armazenagem podem acabar comprometendo a qualidade do produto,

É preciso verificar também se existe ausência de garantia e nota fiscal,pois no caso de reclamações futuras, estas não poderão ser feitas.

Segundo o médico oftalmologista Luiz Antonio Vieira, de Araraquara(SP), o usuário do produto deve ler atentamente as especificações de tudo o que se usa no rosto e até mesmo nos cabelos."Isto porque existem produtos que podem entrar em contato com os olhos sem causar nenhuma irritação e outros requerem mais atenção e cuidados, caso a paciente apresente sintomas de vermelhidão, ardor ou coceira", explica.

Uma combinação que pode trazer problemas é a lente de contato e maquiagem. "Certos cosméticos podem levar à formação de depósitos nas lentes, irritação nos olhos e alergias. É importante saber como e quais produtos usar, para melhor conservação e prevenção de problemas no uso simultâneo com as lentes. Procure escolher cosméticos não aromáticos, inodoros e antialérgicos",alerta o médico oftalmologista.

Segundo ele, todo cuidado é pouco, até quando se trata de maquiagens que levam um selo atestando terem sido dermatologicamente testadas.

Os xampus e cremes usados diariamente merecem atenção redobrada, já que podem facilmente escorrer e chegar aos olhos.

"É muito comum as pacientes sofrerem de conjuntivite tóxica causada por xampus, ou conjuntivite química provocada por cremes que, espalhadas ao redor dos olhos sem precaução, acabam afetando a retina. Recomenda-se lavar os olhos abundantemente, caso o produto atinja a vista e se houver irritação persistente, o ideal é procurar um centro oftalmológico’", afirma Vieira.

A maquiagem se bem aplicada e com produtos confiáveis, não trará problemas. E se os produtos estiverem associados ao filtro solar e hidratante estarão contribuindo para a saúde da pele e prevenção do envelhecimento precoce.



Destaques:

Reportagens recentes:

Todas as reportagens

Reproduzir o conteúdo do site da Uniara é permitido, contanto que seja citada a fonte. Se você tiver problemas para visualizar ou encontrar informações, entre em contato conosco.
Uniara - Universidade de Araraquara / Rua Carlos Gomes, 1338, Centro / Araraquara-SP / CEP 14801-340 / 16 3301.7100 (Geral) / 0800 55 65 88 (Vestibular)
N /ageuniara/