Ageuniara

Terapia pode auxiliar tratamento da Síndrome do Pânico

Por: NATHALIA MAESTRO FIORAVANTE

15/10/2004

A Síndrome do Pânico é uma doença que apresenta vários fatores que podem desencadeá-la, desde psicológicos à alterações hormonais e enzimáticas no cérebro.

Os sintomas evidenciados são: irritabilidade excessiva, taquicardia, tremores, sudorese, ansiedade e dores generalizadas.

Essas manifestações acabam afastando as pessoas acometidas, pela Síndrome do Pânico, do convívio social.

Pouco se sabe à respeito desta doença. Alguns profissionais da àrea a consideram como uma extensão agravada da depressão, empregando tratamentos semelhantes aos utilizados nos casos de depressão, tais como uso medicamentoso e psicoterapia.

A terapia alternativa tem sido empregada, no tratamento à Síndrome do Pânico, com grande eficácia e é procurada por um número de pessoas, cada vez maior.

Segundo o psicoterapeuta, José Ignácio de Mello Netto, estima-se que 35% da população mundial teve ou está com sintomas típicos da Síndrome do Pânico.

"Esse percentual é extremamente questionável, uma vez que os sintomas da Síndrome do Pânico, são comuns na depressão e em outras doenças emocionais", informa o psicoterapeuta.

Por ser um distúrbio de difícil diagnóstico, torna-se difícil afirmar que o mesmo apresente cura. "Utilizando-se de tratamento adequado e esse só poderá ser indicado por um profissional especializado, ou seja, por um psiquiatra, sabe-se que é uma doença perfeitamente controlada, proporcionando aos seus portadores uma melhora significativa e possibilitando aos mesmos condições de se reintegrarem ao convívio social comum", finaliza Netto.



Destaques:

Reportagens recentes:

Todas as reportagens

Reproduzir o conteúdo do site da Uniara é permitido, contanto que seja citada a fonte. Se você tiver problemas para visualizar ou encontrar informações, entre em contato conosco.
Uniara - Universidade de Araraquara / Rua Carlos Gomes, 1338, Centro / Araraquara-SP / CEP 14801-340 / 16 3301.7100 (Geral) / 0800 55 65 88 (Vestibular)
N /ageuniara/