mostrar mensagem ]

Comunicados Oficiais - UNIARA (COVID-19)

Em virtude da pandemia global de COVID-19, as atividades da Universidade de Araraquara - Uniara sofreram alterações.

Clique aqui e confira todos os comunicados oficiais da Instituição.

ocultar ]

UNIARA

Ageuniara

Chocolates complementam renda familiar

Por: LIVIA COLBARI DO AMARAL

14/10/2004

Comidas típicas do final de ano, como panetones e chocolates dão renda extra a quem está a procura de emprego em Araraquara (SP).

De 13 à 28 de outubro, uma loja de produtos alimentícios, Pipocopos, oferecerá em Araraquara cursos como: chocolates, panetone decorado e trufado, panetone com presépio de chocolate, doces finos e bolos natalinos.

Os cursos são abertos ao público e têm duração de aproximadamente três horas. O custo é de R$ 5,00 por módulo, um preço bastante acessível.“A parte principal de um curso é o derretimento e fazer uma tempera correta, então se o aluno aprendeu, o resto vem da criatividade. Vai criando moldes, modos de fazer e as decorações. Inclusive, para o final do ano, estamos com um receituário maravilhoso, dando dicas de preço, idéias para as embalagens e como os alunos poderão vender seus produtos”, diz a culinarista da Garoto, Adelaide Baio Dota.

O chocolate é produto apreciado por pessoas de todas as idades e com um pouco de criatividade e boa vontade pode-se ganhar dinheiro o ano todo. “Podem ser feitos taças, cestas e caixas com chocolates, onde podem ser colocados mousses, sorvetes e bombons, tudo vai da criatividade”, explica Adelaide.

“O público tem a idéia de que se trabalha com chocolate só em época de Páscoa, mas é errado, pode-se trabalhar com ele o ano todo. Existem estudantes que fazem o curso e vendem os chocolates para complementar a renda e pagar sua universidade”, revela Adelaide.

O público é bastante variado, participam homens e mulheres de todas as faixas etárias e tem pessoas que sempre fazem os cursos para ficar por dentro das novidades, como a funcionária pública aposentada Marlene Viciolli. “Faz anos que eu faço os cursos e trabalho com o chocolate porque gosto e ainda comercializo, pois as amigas sempre vem atrás e é uma renda extra, aliada ao que a gente gosta de fazer”.

Existem pessoas que fazem os cursos pela primeira vez, como a boleira Neusa Bonette, que procurou o curso para aprimorar seus conhecimentos e fazer decorações com chocolate que valorizem seus bolos.

“É muito interessante e gratificante a clientela, depois que participam dos cursos virem contar os resultados. Pessoas que vivem de chocolate e chegaram a reformar a casa com dinheiro da venda dos chocolates”, conta emocionada, Meirele Baio Dota, ajudante nos cursos.



Destaques:

Reportagens recentes:

Todas as reportagens

Reproduzir o conteúdo do site da Uniara é permitido, contanto que seja citada a fonte. Se você tiver problemas para visualizar ou encontrar informações, entre em contato conosco.
Uniara - Universidade de Araraquara / Rua Carlos Gomes, 1338, Centro / Araraquara-SP / CEP 14801-340 / 16 3301.7100 (Geral) / 0800 55 65 88 (Vestibular)
N /ageuniara/