Ageuniara

Projeto de "Educação Ambiental" envolve mais de 400 alunos

Por: MARIANA DOS SANTOS TREVISOLI

14/10/2004

O projeto "Consumo Sustentável e Cidadania Estudantil" realizado pelo Centro Ambiental de Jaboticabal (SP), obteve sucesso junto aos alunos de 1ª a 4ª série da Escola Municipal "Palma Travassos"

O projeto envolveu 450 alunos, da escola,que participaram da separação do lixo na escola, aprenderam a sua classificação, a importância da separação para o processo de reciclagem ou aterro sanitário e percepção sobre embalagens desnecessárias e sua influência sobre o consumo e a produção do lixo.

O objetivo do Centro Ambiental é trabalhar com o consumo sustentável, que é a diminuição do desperdício de material, reconscientizando estudantes sobre o resíduo produzido por meio do consumo e a importância da coleta seletiva em seus vários aspectos.

Segundo o coordenador do Centro Ambiental, Antônio Sérgio da Silva, o "Sérgio Natureza", no processo de aprendizagem, 81% dos alunos participantes adquiriram o conhecimento sobre a classificação dos resíduos produzidos na escola.

Da totalidade dos alunos, 93% guardam o lixo para posteriormente colocar em local adequado e 40% apontaram ter a família participando da separação dos resíduos domiciliares.

A produção de resíduos no espaço escolar obteve uma diminuição em 30,58%. Os materiais que obtiveram maior diminuição foram papel, inservível, varreduras e resíduos orgânicos.

"Trabalhamos com os alunos todos os dias e eles próprios participaram da separação e pesagem do lixo. Isso deu condições às crianças de analisarem o desperdício e o ciclo de reciclagem. Eles puderam sentir dentro de um processo participativo a produção desses recicláveis, o que acarretou na diminuição do desperdício e aproveitamento do material que seria descartado", completa.



Destaques:

Reportagens recentes:

Todas as reportagens

Reproduzir o conteúdo do site da Uniara é permitido, contanto que seja citada a fonte. Se você tiver problemas para visualizar ou encontrar informações, entre em contato conosco.
Uniara - Universidade de Araraquara / Rua Carlos Gomes, 1338, Centro / Araraquara-SP / CEP 14801-340 / 16 3301.7100 (Geral) / 0800 55 65 88 (Vestibular)
N /ageuniara/