Ageuniara

Anorexia e bulimia podem levar à morte

Por: NORMA DOS SANTOS

01/10/2004

A anorexia nervosa e a bulumia são síndromes comuns, caracterizadas por padrões alimentares bizarros, os quais se tornam os focos centrais da vida das pessoas.

A anorexia e a bulimia ocorrem principalmente em mulheres jovens. Depois de um determinado tempo começam ser notados, sintomas que podem até culminar com a morte. Essas doenças são consideradas expressões variantes de distúrbios básicos do comportamento.

Embora a manifestação clinica e as conseqüências das duas síndromes sejam distintas, as características são coincidentes sugerindo que o distúrbio original seja o mesmo, fazendo com que a pessoa tenha temor obsessivo de se tornar obesa.

Segundo a endocrinologista Dra. Ana Maria Lopes Alcaide Thomas, as principais características é o intenso medo de se tornar obesa, como também a bulimia que leva a pessoa a perder totalmente o interesse pela alimentação e, por isso é constante o aparecimento de hábitos incomuns de comer.

A resistência ao tratamento é profunda e os portadores de anorexia e bulimia negam a fome, afadiga e modificam completamente a aparência física.

É comum que os portadores dessa doença tenham excesso frequentemente de maneira ritualística, há uma porcentagem significante de pessoas que induz o vômito e utiliza laxantes diuréticos para que não corra risco de engordar.

De acordo com a Dra.Ana Maria as principais características são semelhantes nos dois grupos de anorexia e bulimia.

"A perda máxima de peso durante processo de tratamento é menor nas pessoas que tem anorexia nervosa do que nas pessoas que tem problemas de bulimia", informa a Dra. Ana Maria.

De acordo com ela,isso ocorre porque apesar de ter uma menor prevalescência de obesidade, as pessoas que têm bulimia contribuem para que isso aconteça e que a porcentagem ainda não é excessiva em relação à população em geral.

Destaques:

Reportagens recentes:

Todas as reportagens

Reproduzir o conteúdo do site da Uniara é permitido, contanto que seja citada a fonte. Se você tiver problemas para visualizar ou encontrar informações, entre em contato conosco.
Uniara - Universidade de Araraquara / Rua Carlos Gomes, 1338, Centro / Araraquara-SP / CEP 14801-340 / 16 3301.7100 (Geral) / 0800 55 65 88 (Vestibular)
N /ageuniara/