Ageuniara

Jovens fazem uso indiscriminado de esteróides anabolizantes

Por: TIAGO ROBERTO GUIDELLI

17/09/2004

Com a chegada do verão, os jovens procuram academias para deixar o corpo malhado, e na pressa de ganhar músculos, em curto tempo, utilizam de forma errada os esteróides anabolizantes.

O que a maioria das pessoas não sabe, é que os esteróides foram criados com a intenção terapêutica, cuja finalidade é repor hormônios, como a testosterona, para homens que tem disfunção testicular.

Alguns estudos mostram que os esteróides são benéficos para os idosos que tem osteoporose, enfraquecimento dos ossos e endometriose.

São usados, também, por aidéticos em estágio terminal avançado para conter perdas de massa muscular, idosos com diminuição de testosterona ( Andropausa), e outra funções.

Por ser anabólico e promover aumento de massa muscular seu uso indiscriminado é a onda do momento.

Para o professor Mestre Cássio Mascarenhas Robert Pires, o uso inadequado do esteróide cria, em certos casos, dependência psicológica.

"Na busca incessante por músculos os jovens fazem uso de esteróides, e quando acham que estão com o corpo perfeito param de usar. Com isso, perdem a massa muscular, conseqüentemente voltam a usar os esteróides, pois não aceitam ficar sem músculos”, salienta Pires.

O uso inadequado é extremamente nocivo. Para aqueles que interrrompem bruscamente o uso, podem ocorrer danos irreversíveis.

Entre alguns dos danos estão o aumento de colesterol total, diminuição do colesterol bom (HDL), aumento da agressividade e irritabilidade.

Dentre os efeitos colaterais no organismo estão tumor de próstata, tumor hepático, atrofia dos testículos e aumento do mamilo.

Já as mulheres engrossam a voz, tem hipertrofia do clitóris e aumento do pelo na região pubiana.Para o professor Pires, o que as pessoas tem que saber, é que existe uma infinidade de esteróides anabolizantes no mercado. Eles agem de formas diferenciadas, cada um com seu grau de periculosidade.

Todos os esteróides orais aumentam excessivamente a massa muscular, por outro lado, são os que mais matam por tumor hepático.

"O pior de tudo é o uso de esteróides anabólicos veterinários. Isso não tem lógica. O que é de uso animal, para nós não deve ser indicado. De forma nenhuma, em nenhuma circunstância, até porque eles tem uma qualidade suspeita", comenta Pires.

Segundo T.S.O.V, aluno de musculação de uma academia de São Carlos(SP), a aquisição de esteróide é fácil de ser adquirido. São vendidos de forma ilegal em farmácias que não exigem receita médica.

"Os esteróides veterinários são ainda mais fáceis de serem adquiridos. Houve um fato em que a proprietária de uma casa agropecuária perguntou como era utilizado", lembra V.

Para o aluno V, a má influência dos amigos é que aumenta a clientela dos usuários de esteróides. " Os que não tem o corpo malhado são ridicularizados pelos bombados e chamados de frango", comenta V.



Destaques:

Reportagens recentes:

Todas as reportagens

Reproduzir o conteúdo do site da Uniara é permitido, contanto que seja citada a fonte. Se você tiver problemas para visualizar ou encontrar informações, entre em contato conosco.
Uniara - Universidade de Araraquara / Rua Carlos Gomes, 1338, Centro / Araraquara-SP / CEP 14801-340 / 16 3301.7100 (Geral) / 0800 55 65 88 (Vestibular)
N /ageuniara/