Ageuniara

Associação antialcoólica comemora vinte e dois anos

Por: BRUNA MARIANE BOTTURA

17/09/2004

A Associação Antialcoólica de Taquaritinga (AAAT), uma iniciativa organizada por um grupo de pessoas que visa recuperar dependentes de álcool, comemora em setembro, vinte e dois anos de atividades.

Fundada em 5 de setembro de 1982, com o lema “Evite o primeiro gole”, a AAAT iniciou o seu trabalho com oitenta dependentes e conta com um índice de aproximadamente três mil recuperandos nesses últimos vinte anos.

De acordo com José Francisco de Paula Filho, um dos coordenadores da associação, a AAAT trabalha com visitas às casas dos dependentes e realiza reuniões com base nos depoimentos dos recuperandos e da família dos mesmos.

“Para a recuperação do dependente é de vital importância o apoio e a compreensão da família, que deve acompanhar o alcoólatra em nossas reuniões”, ressalta Paula Filho.

Ao entrar na AAAT , o dependente faz um voto de abstinência e desde então é cadastrado como um integrante do grupo, tendo o direito de renovar o voto se houver recaída na recuperação.

O alcoólatra deve querer e se conscientizar da necessidade de "evitar o primeiro gole", caso contrário não conseguirá ser um membro da AAAT.“A vida do alcoólatra é uma vida sem saída”, afirma.

A AAAT recebe uma verba anual de R$ 1000,00 reais da prefeitura, e depende de campanhas, rifas e doações para manter os trabalhos, além de distribuir cestas básicas às famílias dos recuperandos mais carentes.

“O alcoólatra tem que querer ser ajudado e só assim deixará o vício de lado”, conclui Antonio Appis, dependente recém chegado na AAAT.Qualquer pessoa pode comparecer às reuniões que são realizadas aos sábados das 20h às 22h.



Destaques:

Reportagens recentes:

Todas as reportagens

Reproduzir o conteúdo do site da Uniara é permitido, contanto que seja citada a fonte. Se você tiver problemas para visualizar ou encontrar informações, entre em contato conosco.
Uniara - Universidade de Araraquara / Rua Carlos Gomes, 1338, Centro / Araraquara-SP / CEP 14801-340 / 16 3301.7100 (Geral) / 0800 55 65 88 (Vestibular)
N /ageuniara/