mostrar mensagem ]

Comunicados Oficiais - UNIARA (COVID-19)

Em virtude da pandemia global de COVID-19, as atividades da Universidade de Araraquara - Uniara sofreram alterações.

Clique aqui e confira todos os comunicados oficiais da Instituição.

ocultar ]

UNIARA

Ageuniara

Jaboticabal pode contar com financiamento internacional

Por: FABIO DA SILVA ADAO

15/09/2004

A prefeitura de Jaboticabal(SP) recebeu, recentemente, uma delegação de membros do Fundo Financeiro para o Desenvolvimento da Bacia do Prata (FONPLATA). O objetivo foi discutir a implantação de um projeto inédito, chamado “Cidade Moderna"

A delegação foi integrada pela engenheira Orália Ramirez Banzer, coordenadora do setor de avaliação e supervisão do fundo, o geólogo Marcelo de Paula, do setor de empréstimos, e o economista José Rafael Neto, responsável pelo setor de economia,.

Em Brasília (DF),o Ministério das Cidades, estabeleceu contatos com o organismo sub regional, sediado em Santa Cruz de La Sierra, na Bolívia, para que Jaboticabal consiga um empréstimo de U$$ 15 milhões, que serão utilizados em obras de recuperação ambiental, infra-estrutura urbana e combate e controle de enchentes.

Estão previstas as construções de 15 bacias pluviais para aliviar as cheias que trazem prejuízos à população; construção de pontes, galerias, canais e melhoramento destes, além de outras obras como recuperação asfáltica, pavimentação e duplicação de avenidas e interligação de vias.

Segundo o secretário de planejamento, Lourenço Costa, todos os municípios brasileiros foram obrigados a apresentar seu Plano Diretor e, no caso de Jaboticabal, como já tinha um projeto elaborado em 2000, muitos itens foram reaproveitados no Projeto Cidade Moderna, que consiste em uma versão menos complexa do Plano Diretor.

De acordo com Costa, o empréstimo que está praticamente garantido, será aplicado ao longo de quatro anos e, para sua efetivação, serão necessárias três visitas do Fundo sul-americano ao município.

A primeira delas, ocorrida no final de agosto, serviu para identificação e enumeração dos projetos e constatação de onde o capital será investido, detalhes estes formalizados em documentos e assinados pelo FONPLATA e pela prefeitura.

A segunda visita, que deve acontecer em meados de outubro e terá como objetivo a orientação dos projetos.A terceira visita, que ainda não está prevista, visa aprovar definitivamente a vinda do capital.

O secretário disse ainda que não ficou estabelecido nenhum prazo para a amortização da dívida e que a mesma começará a ser paga quatros anos após a liberação dos recursos, a juros que podem variar entre dois e três por cento ao ano.

"O Ministério do Planejamento, através da Secretaria de Assuntos Internacionais, avaliou como positiva a concessão do empréstimo e o seu pagamento por parte município", finalizou o secretário.



Destaques:

Reportagens recentes:

Todas as reportagens

Reproduzir o conteúdo do site da Uniara é permitido, contanto que seja citada a fonte. Se você tiver problemas para visualizar ou encontrar informações, entre em contato conosco.
Uniara - Universidade de Araraquara / Rua Carlos Gomes, 1338, Centro / Araraquara-SP / CEP 14801-340 / 16 3301.7100 (Geral) / 0800 55 65 88 (Vestibular)
N /ageuniara/