Ageuniara

Plano de Desenvolvimento Turístico é apresentado em Matão

Por: MELINA VEZZANI JACINTO

09/09/2004

O Plano de Desenvolvimento Turístico (PDT) de Matão (SP) foi apresentado durante a 2ª Conferência Regional no Cine-Teatro no dia 30 de agosto. A apresentação contou com a participação de empresários e seus funcionários e com a palestra de Paul Willian, sobre o tema “Turismo planejado como fator de integração regional”.

O PDT foi realizado por dez alunos do curso de Turismo do Centro Universitário de Araraquara (Uniara) em parceria com o Governo do Estado de São Paulo e a Prefeitura Municipal e contou com a orientação da coordenadora de Turismo, Fabiana Bambozzi.

O objetivo é estimular a atividade turística, para que Matão possa oferecer, aos visitantes, um turismo planejado e sustentável. “Primeiramente fizemos um inventário da cidade para identificar a vocação turística, depois partimos para o objetivo do PDT que é chegar a um desenvolvimento turístico numa linha concreta e sustentável”, diz Fabiana.

O PDT durante seis meses, estudou a potencialidade da cidade, criando um diagnóstico do município. Esse diagnóstico mostrou o que a Matão tem a oferecer para o turismo, por isso o levantamento das potencialidades do município foi essencial.

Segundo Fabiana, o PDT determinará por onde as pessoas interessadas deverão investir. “Os resultados surgirão naturalmente a médio e longo prazo”, comenta.

De acordo com a estudante de Turismo da Uniara, Pâmela Monezi, é necessário suprir a falta de opção de lazer e compras, para isso é preciso que haja a criação de quadras esportivas, calendário de eventos anual fixo e promoção de competições esportivas regionais e estaduais. Em relação às compras, um shopping de médio porte seria a solução.

O relatório do PDT diz que é necessário o incentivo para a construção de um hotel e de um restaurante temático com condições de atender uma demanda específica.

Em relação à segurança, o PDT sugere a implantação de um sistema de vigilância com monitoramento 24 horas nas principais praças e locais de maior circulação de pessoas.

No Corpus Christi, evento tradicional de Matão, o PDT sugere a criação de uma casa central, onde os acervos da festa, com fotos e documentos históricos sejam disponibilizados, além de uma oficina de moagem e tingimento do vidro.

Matão é conhecida pela fabricação de suco concentrado, por isso o PDT ressalta que seria importante a criação do “Museu da Laranja”. Seria uma parceria com empresas locais do ramo e ocorreria a festa da laranja para promover a cidade em toda região.

“Estamos desenvolvendo o turismo religioso e o agronegócio também. Isso movimenta nossa economia e gera empregos”, finaliza Fabiana.

Destaques:

Reportagens recentes:

Todas as reportagens

Reproduzir o conteúdo do site da Uniara é permitido, contanto que seja citada a fonte. Se você tiver problemas para visualizar ou encontrar informações, entre em contato conosco.
Uniara - Universidade de Araraquara / Rua Carlos Gomes, 1338, Centro / Araraquara-SP / CEP 14801-340 / 16 3301.7100 (Geral) / 0800 55 65 88 (Vestibular)
N /ageuniara/