Ageuniara

Igreja Carismática gera conflito em Ibaté

Por: JOSEANE APARECIDA DE FATI BORRI

03/09/2004

A Paróquia do Senhor Bom Jesus dos Milagres causa confusão entre moradores de Ibaté (SP) devido suas normas. A igreja denominada Católica Apostólica Carismática segue normas que são opostas às da Igreja Católica Apostólica Romana e isso trouxe conflito entre fiéis católicos.

A igreja Carismática administra os sacramentos de forma totalmente liberal, permite casamento de padres, homossexuais, as pessoas podem se casar várias vezes, crianças recebe a eucaristia mesmo sem ter feito a primeira comunhão e os padres usam práticas do exorcismo.

Segundo o padre Herculano Negreiro, da igreja Católica Apostólica Romana, a igreja Carismática é uma dissidência nacional da igreja Católica Romana. Exerce uma influência importante entre os pequenos seguidores, que são geralmente 5% de fiéis que não conseguem distinguir a diferença entre as duas denominações.

“Os padres Romanos têm uma hierarquia que termina no Papa (colegialidade), enquanto a hierarquia dos padres Carismáticos termina no Bispo. A igreja Católica Romana é centrada na eucaristia e a Carismática nas devoções”,diz Herculano.

Na cidade as opiniões são diversificadas“Não acho legal padre poder casar, pois sendo casado ele não vai conseguir se dedicar totalmente à igreja”, diz Zenilda Nicolete, da igreja católica.

“Sou freqüentadora da igreja Carismática, gosto muito da forma como eles realizam as missas e não tenho nada contra as normas, o que importa é que me sinto bem nesta igreja”, diz Rosilene Vieira da igreja Carismática

De acordo com o padre da Igreja Católica Carismática de Ibaté, Júnior Scala, a Paróquia do Senhor Bom Jesus dos Milagres foi fundada pelo padre Fernando Fraga em Araraquara(SP) no ano de 1987. E hoje está presente em importantes municípios do interior de São Paulo entre eles São Carlos (SP), Matão (SP) e Ribeirão Preto (SP).

“A Igreja Carismática é praticamente igual à Romana, mas segue normas mais liberais, que faz com que os fiéis se sintam livres e não como se estivessem sendo governados”, diz Junior.



Destaques:

Reportagens recentes:

Todas as reportagens

Reproduzir o conteúdo do site da Uniara é permitido, contanto que seja citada a fonte. Se você tiver problemas para visualizar ou encontrar informações, entre em contato conosco.
Uniara - Universidade de Araraquara / Rua Carlos Gomes, 1338, Centro / Araraquara-SP / CEP 14801-340 / 16 3301.7100 (Geral) / 0800 55 65 88 (Vestibular)
N /ageuniara/