mostrar mensagem ]

Comunicados Oficiais - UNIARA (COVID-19)

Em virtude da pandemia global de COVID-19, as atividades da Universidade de Araraquara - Uniara sofreram alterações.

Clique aqui e confira todos os comunicados oficiais da Instituição.

ocultar ]

UNIARA

Ageuniara

Especialista alerta para o perigo da LER

Por: NAIARA DUARTE

03/09/2004

Arnaldo Primiano, especialista em traumatologia, ortopedia e microcirurgia, diz que a Lesão por Esforços Repetitivos (LER) ainda é um problema de saúde preocupante e que requer cuidados.

A LER atinge músculos ou tendões e pode afetar qualquer indivíduo que se submeta a tarefas repetitivas diárias ou com maus hábitos de postura corporal.

Segundo ele, gerentes, secretárias e caixas de banco têm altas chances de serem vitimas dessa doença e que o diagnóstico é complementado por ultrasson e ressonância magnética.

"Dor, dormência e formigamento, inchaços e falta de firmeza nas mãos foram alguns dos sintomas", relata José Luiz Natal, funcionário da Caixa Econômica Federal (CEF) de Araraquara (SP).

De acordo com Primiano, para o tratamento dessas lesões o repouso da parte afetada é fundamental. Portanto o afastamento do trabalho, onde geralmente se encontra a causa, é necessário.

"Utilização de analgésicos, antiinflamatórios, relaxantes musculares e fisioterapia fazem parte do tratamento e há casos que precisam de imobilização e tratamento cirúrgico. Tudo depende do estágio da doença",diz.

O afastamento prolongado do trabalho ou até definitivo em determinadas atividades pode ser preciso, o que causa prejuízo para muitos portadores de LER que ficaram impossibilitados de trabalhar.

"O melhor jeito de prevenir a doença é evitar atividades repetitivas e prolongadas e melhorar as condições ergonômicas do trabalho", alerta Primiano.

Segundo ele, a organização e ritmo de trabalho também devem ser adequados para que o trabalhador não fique sobrecarregado, evitando o excesso de carga horária, e quando isso ocorrer, procurar compensar o esforço de outras formas.



Destaques:

Reportagens recentes:

Todas as reportagens

Reproduzir o conteúdo do site da Uniara é permitido, contanto que seja citada a fonte. Se você tiver problemas para visualizar ou encontrar informações, entre em contato conosco.
Uniara - Universidade de Araraquara / Rua Carlos Gomes, 1338, Centro / Araraquara-SP / CEP 14801-340 / 16 3301.7100 (Geral) / 0800 55 65 88 (Vestibular)
N /ageuniara/