mostrar mensagem ]

Comunicados Oficiais - UNIARA (COVID-19)

Em virtude da pandemia global de COVID-19, as atividades da Universidade de Araraquara - Uniara sofreram alterações.

Clique aqui e confira todos os comunicados oficiais da Instituição.

ocultar ]

UNIARA

Ageuniara

Distritos de Jaboticabal ganham pavimentação

Por: FABIO DA SILVA ADAO

20/08/2004

A prefeitura de Jaboticabal (SP), deu início, no começo de agosto, ao projeto de pavimentação das ruas dos distritos de Córrego Rico e Lusitânia.

Em Lusitânia, o primeiro a ser beneficiado com o asfalto, as obras foram concluídas, enquanto que em Córrego Rico começou no último dia 16.

Segundo a Secretaria de Planejamento e Obras, o projeto de pavimentação foi possível graças a implantação de um programa chamado "Coordenação Asfáltica" que consiste em um trabalho de integração entre a prefeitura e a população.

A população arca com os custos do material, enquanto a prefeitura cede a maquinaria, o projeto e a mão- de- obra.

No distrito de Lusitânia o custo total do asfalto foi estimado em R$ 50 mil e pago com recursos do governo federal, divididos em até seis parcelas para a população.

Em alguns trechos de Córrego Rico, havia asfalto, concluídos no último ano da primeira gestão da prefeita, Maria Carlota Niero Rocha(PT) cuja forma de pagamento foi idêntica a usada atualmente em Lusitânia.

A única exceção foi a do Conjunto Habitacional Jardim Petrassi, cuja prestação das casas está incluído o asfalto e, por isso, tem-se um prazo maior para amortizar a dívida.

De acordo com a assessoria da prefeitura, o programa "Coordenação Asfáltica" reduz em até 50% os custos com o asfaltamento, o que inviabilizaria a terceirização.

Somente em Córrego Rico, a execução da camada asfática receberá serviços terceirizados, devido a extensão territorial do distrito.

A construção das guias, sarjetas e preparação do solo serão feitos pela prefeitura.Para o diretor da Empresa Municipal de Urbanização de Jaboticaba(EMURJA ) e membro da equipe de "Coordenação Asfáltica", Márcio Yoshimura, a vantagem é que o asfaltamento cai pela metade do preço e estimula a utilização das tecnologias e mão-de-obra locais.

"Graças ao sucesso e popularidade obtidos, pretendemos estender o projeto para outros bairros de Jaboticabal", finaliza Yoshimura.

Existe um projeto de lei encaminhado pela prefeita Maria Carlota para que o asfalto seja financiado pela Caixa Econômica Federal(CEF), possibilitando aos moradores um prazo de até 36 meses para quitá-lo.



Destaques:

Reportagens recentes:

Todas as reportagens

Reproduzir o conteúdo do site da Uniara é permitido, contanto que seja citada a fonte. Se você tiver problemas para visualizar ou encontrar informações, entre em contato conosco.
Uniara - Universidade de Araraquara / Rua Carlos Gomes, 1338, Centro / Araraquara-SP / CEP 14801-340 / 16 3301.7100 (Geral) / 0800 55 65 88 (Vestibular)
N /ageuniara/