Ageuniara

Desemprego é maior entre os jovens

Por: MELINA VEZZANI JACINTO

20/08/2004

A última pesquisa do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) apontou uma leve queda nos índices de desemprego no país, porém a taxa ainda é elevada, principalmente entre os jovens.

Em Matão (SP) os jovens sofrem para se inserir no mercado de trabalho. É o caso de Laís dos Santos, estudante, que procura emprego há dois anos. "Fui rejeitada numa entrevista por não ter experiência", relata.

A falta de qualificação é uma das causas da dificuldade dos jovens conseguir o primeiro emprego. Segundo o prefeito Jaime Gimenez (PSDB) a administração trabalha para solucionar o problema com projetos de qualificação e abertura de novos campos de trabalho.

Ele informa que através de um convênio com o Centro de Integração Empresa Escola(CIEE) a prefeitura contratou cerca de sessenta estagiários. "Pretendemos estender esse convênio do CIEE com as empresas de Matão", completa.

A escola técnica Silvio de Mattos Carvalho e o Senai oferecem cursos profissionalizantes na área mecânica, elétrica e informática.

Uma pesquisa da Organização Internacional do Trabalho(OIT) revela que o desemprego entre os jovens atingiu 88 milhões de pessoas em 2003. Os jovens já são 47% do total de desemprego no mundo, mesmo sendo apenas 25% da população trabalhadora.



Destaques:

Reportagens recentes:

Todas as reportagens

Reproduzir o conteúdo do site da Uniara é permitido, contanto que seja citada a fonte. Se você tiver problemas para visualizar ou encontrar informações, entre em contato conosco.
Uniara - Universidade de Araraquara / Rua Carlos Gomes, 1338, Centro / Araraquara-SP / CEP 14801-340 / 16 3301.7100 (Geral) / 0800 55 65 88 (Vestibular)
N /ageuniara/