Ageuniara

Cresce transporte de cargas pela hidrovia Tietê-Paraná

Por: MARIA LUIZA TREVISAN CESTARI

20/08/2004

O transporte de cargas pela hidrovia Tietê-Paraná apresentou crescimento no período de janeiro a julho deste ano, comparando-se com o mesmo período do ano de 2003.

A hidrovia possui 2.400 quilômetros de vias navegáveis, atravessa cinco estados brasileiros (São Paulo, Goiás, Minas Gerais, Paraná e Mato Grosso do Sul) e é formada pelos rios Tietê, Paraná, Paranaíba, Grande e respectivos afluentes.

Segundo José Figueiredo, do Departamento Hidroviário da Secretaria de Transportes do Estado de São Paulo, o transporte de cargas de médio e longo percurso pela Hidrovia Tietê-Paraná de janeiro a julho, deste ano, ultrapassou a marca de um milhão de toneladas, confirmando as projeções do Departamento Hidroviário de dois milhões de toneladas para 2004.

"As cargas de longo percurso, que são a soja e farelo de soja, tiveram uma movimentação, neste período, de 811 mil toneladas, apresentando um crescimento da ordem de oito por cento, comparada com o mesmo período do ano passado", confirma Figueiredo.

Existem 30 terminais de carga instalados ao longo da Hidrovia e os mais importantes são os de Pederneiras (SP), com capacidade para movimentar seis milhões de toneladas de grãos por ano, Anhembi (SP) e São Simão (GO).

Os grãos embarcados no rio Paranaíba, em São Simão, chegam a Pederneiras pela Hidrovia, num percurso de aproximadamente 700 quilômetros e seguem para São Paulo e depois o Porto de Santos via ferrovia.

Desta forma, o transporte hidroviário torna possível a integração entre estados brasileiros e permite o barateamento do frete de produtos agrícolas e industriais.



Destaques:

Reportagens recentes:

Todas as reportagens

Reproduzir o conteúdo do site da Uniara é permitido, contanto que seja citada a fonte. Se você tiver problemas para visualizar ou encontrar informações, entre em contato conosco.
Uniara - Universidade de Araraquara / Rua Carlos Gomes, 1338, Centro / Araraquara-SP / CEP 14801-340 / 16 3301.7100 (Geral) / 0800 55 65 88 (Vestibular)
N /ageuniara/