Ageuniara

Programa "Escola da Família" reduz criminalidade em Ibaté

Por: JOSEANE APARECIDA DE FATI BORRI

20/08/2004

O Programa “Escola da Família” trouxe ibenefícios aos moradores de Ibaté (SP), entre eles a redução da criminalidade entre os jovens. Com sua implantação, muitas crianças saíram das ruas e ganharam espaço adequado para desenvolver suas atividades.

As crianças que freqüentam as escolas nos finais de semana são as que enfrentam problemas familiares e muitas praticaram furtos e usaram drogas.

“O objetivo do programa é fazer com que as crianças resgatem os valores morais que foram perdidos como respeito, amizade e a socialização em termos de si”, diz Solange Portoleto Berto, educadora da escola Fúlvio Morgante.

Segundo ela, enquanto os jovens estão na escola eles adquirem um convívio social saudável que os afasta da criminalidade e das drogas.

"Se acontece briga ou alguma criança rouba algo de outra dentro da escola, nós orientamos para que não façam mais”, diz .

Cerca de 100 jovens freqüentam a escola Fúlvio Morgante, nos finais de semana, e 80% são alunos. A escola fica aberta aos sábados e domingos e proporciona aos alunos e integrantes da comunidade programações culturais, socioeducativas, esportivas e recreativas.

Esse trabalho é desenvolvido por uma equipe composta por educadores, universitários e voluntários que operam sob responsabilidade da direção da escola.

“Desenvolvi um projeto para dar treinamento de basquete e os jovens de Ibaté estão gostando muito”, relata Danilo da Costa Telles, estudante de Educação Física.

De acordo com o tenente Luiz Alberto Andrade de Almeida, depois da implantação do Programa “Escola da Família” a criminalidade diminuiu cerca de 20%.

“Com o programa os jovens não ficam mais nas ruas, pois têm com o que se ocupar.Diminuiu o vandalismo e os trotes passados na delegacia diminuíram” comenta.



Destaques:

Reportagens recentes:

Todas as reportagens

Reproduzir o conteúdo do site da Uniara é permitido, contanto que seja citada a fonte. Se você tiver problemas para visualizar ou encontrar informações, entre em contato conosco.
Uniara - Universidade de Araraquara / Rua Carlos Gomes, 1338, Centro / Araraquara-SP / CEP 14801-340 / 16 3301.7100 (Geral) / 0800 55 65 88 (Vestibular)
N /ageuniara/