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Bicicleta é o meio mais utilizado em Pradópolis

Por: FABIO DA SILVA ADAO

27/05/2004

Em Pradópolis (SP), o meio de transporte mais utilizado, pelos habitantes, é a bicicleta que invade as ruas e avenidas.

As bicicletas disputam espaço com os pedestres e veículos e exigem atenção redobrada dos motoristas. Estes, têm que estar atentos para não correrem o risco de se envolverem em uma colisão, tanto com as bicicletas quanto com aqueles que desviam delas.

Ao andar pela cidade, é possível vê-las estacionadas ou abandonadas nas ruas, praças, calçadas, portas de lojas, bares ou até mesmo em frente as casas.

Elas são usadas não apenas por crianças e jovens, mas também por idosos, graças a adaptações feitas no veículo pelos próprios usuários ou em bicicletarias, que é o que não falta.

Em Pradópolis há uma bicicletaria especializada em construir bicicletas dos mais variados modelos, até mesmo com três rodas, que são muito requisitadas por idosos e portadores de deficiência física , que em sua maioria não conseguem andar com a convencional.

A empresa Bronzati & Bronzati, de propriedade de Pedro Bronzati, está instalada na cidade há mais de dez anos e está em fase de ampliação, pois atende também a demanda de outros municípios vizinhos, como Ribeirão Preto(SP), já que se destaca na região com única a fabricar triciclo.

Segundo Ademir Pereira, morador da cidade, Pradópolis tem bastante bicicletas por ser pequena, com 11.800 habitantes, ser plana, ter largas avenidas e um poder aquisitivo per capita baixo, com a economia voltada para a agricultura, notadamente o cultivo de cana-de-açúcar, cuja safra dura poucos meses, o que impossibilita que muitos tenham veículos automotores.

"Mesmo que os tivesse, seria inviável tirá-los da garagem para ficar andando aqui.Em poucos minutos daria para percorrer a cidade inteira. Não tem graça", completa Ademir.

A cidade que se orgulha em abrigar uma das maiores usinas de açúcar e álcool do mundo, a Usina Monte Sereno, tem um projeto de lei em tramitação na Câmara Municipal que, se for aprovado e sancionado pelo prefeito, punirá, inclusive com multa, quem andar de bicicleta pela contramão, pelo menos na rua São Martinho, principal via da cidade

A possibilidade de adoção desta lei se dá ao fato de os moradores ignorarem as leis de trânsito. Cortam a frente dos veículos e transitam em sentido contrário. Motoristas de municípios vizinhos, são pegos de surpresa, com o surgimento repentino de bicicletas a sua frente.

O ponto mais crítico é a rua São Martinho e os arredores da praça da igreja matriz, onde, aos finais de semana, é intenso o movimento, especialmente de veículos de outras cidades como Ribeirão Preto, Guariba, Jaboticabal, Barrinha, Sertãozinho e Guatapará, que se valem da tranqüilidade de Pradópolis.



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