Ageuniara

Hospital de Olhos realiza "Projeto Catarata"

Por: MARIA LUIZA TREVISAN CESTARI

20/06/2004

O Hospital de Olhos realizou no dia 19 de junho, na unidade do Serviço Social do Comércio de São Paulo (SESC), em Araraquara (SP), a segunda edição do"Projeto Catarata".

Conforme informações do médico do Hospital de Olhos, Dr. José Augusto Cardillo, o projeto surgiu na década de 80, em Campinas (SP) com o objetivo de atender a demanda de cirurgias de catarata na população carente, já que a doença era principal causa de cegueira no Brasil.

A primeira edição que aconteceu em 1993,quando foram constatados 150 casos de catarata encaminhados para cirurgia em Campinas.

O objetivo do projeto é atender a demanda de cirurgias de catarata na cidade, agilizar o processo de triagem e identificação da doença em pacientes com mais de 50 anos.

A liberação de recursos financeiros através do Ministério da Saúde, possibilita a realização do evento, apoiado pela Secretaria Municipal de Saúde, SESC Araraquara, Rádio Cultura de Araraquara, Centro Universitário de Araraquara (UNIARA) e Universidade Paulista (UNIP).

Segundo Mary Cristina Ramos Pinto, diretora de divisão da Secretaria Municipal de Saúde, o evento contou com a participação da equipe do Hospital de Olhos, alunos e professores voluntários dos cursos de Enfermagem da UNIARA e UNIP.

Lucivânia Pereira do Nascimento, responsável pela organização do evento no SESC, informa que a participação da entidade está ligada a disponibilidade do espaço para os atendimentos e divulgação publicitária do projeto.

"O SESC faz atendimentos na área de saúde e este projeto pôde ser inserido nas atividades da entidade", finaliza Lucivânia.

A iniciativa do projeto é resultado da parceria entre o Hospital de Olhos e Rádio Cultura, que, em 2003, realizaram na Escola Estadual Bento de Abreu o "Projeto Olho Diabético".

O produtor e comunicador da Rádio Cultura, Francisco de Assis Bergamim, apresentou o projeto aos interessados como uma extensão das atividades do evento realizado no ano passado.

Segundo Bergamim, o interesse dos parceiros na ação é baseado no lema: "Mais do que envolvido, comprometido com a idéia".

O foco do projeto é a catarata, embora o Dr. Cardillo antecipe que, ainda neste ano, serão realizadas ações de prevenção ao olho diabético e glaucoma, em datas que serão confirmadas.

Para 2005, além das ações previstas neste ano, será incluído o atendimento oftalmológico infantil. Os interessados em participarem dos atendimentos que serão realizados no "Projeto Catarata", devem procurar pela unidade do SESC, na Rua Castro Alves, nº 1315, no dia 19 de junho, das 8h às 18 h. A entrada é gratuita e os atendimentos serão feitos no Ginásio de Eventos do SESC.



Destaques:

Reportagens recentes:

Todas as reportagens

Reproduzir o conteúdo do site da Uniara é permitido, contanto que seja citada a fonte. Se você tiver problemas para visualizar ou encontrar informações, entre em contato conosco.
Uniara - Universidade de Araraquara / Rua Carlos Gomes, 1338, Centro / Araraquara-SP / CEP 14801-340 / 16 3301.7100 (Geral) / 0800 55 65 88 (Vestibular)
N /ageuniara/