Ageuniara

Atividade Física requer cuidados

Por: MELINA VEZZANI JACINTO

20/05/2004

Os exercícios físicos trazem benefícios ao organismo humano, porém todas as modalidades de atividade, inclusive as mais complexas, possuem suas armadilhas.

Os testes de avaliação física do usuário são importantes para quem inicia os exercícios e para o professor obter dados e informações para conhecer seus alunos. O problema é que nem todas academias fazem a avaliação, o que coloca em risco a saúde do usuário.

"É muito importante a avaliação física, pois é através dela que vamos saber se a pessoa teve ou têm problemas de saúde, se possuem lesões, sobre a ingestão de líquidos e alimentação, enfim, informações necessárias para preservarmos essa prática de exercícios", diz Silmara de Abreu, estudante de educação física.

Para Silvia Spósito, que pratica exercícios regularmente e já sofreu lesão no tornozelo, durante uma atividade, para melhor segurança do usuário, as academias têm muito que melhorar, principalmente em relação a equipamentos de saúde e aparelhagem.

"As academias precisam se modernizar melhorando e trocando seus aparelhos quando necessário, para acompanhar a evolução tecnológica", diz.

Crianças com sete anos de idade podem realizar exercícios em academias, porém o cuidado deve ser redobrado, pois além da avaliação física é preciso estar atento para que o exercício não afete o desenvolvimento da mesma.

"Antes de iniciar os exercícios a criança passará pela avaliação e seu treino será montado de acordo com sua especificidade para que seu desenvolvimento e crescimento não sejam prejudicados", alerta Silmara.

O aquecimento deve ser feito toda vez antes do início das atividades. Outra precaução, o alongamento antes e depois das atividades, previne danos como lesões, estiramentos musculares, tendinites e lesões articulares.

"A academia na qual freqüento, os instrutores sempre fazem as alunas alongar antes e depois dos exercícios físicos", comenta Silvia.

A fiscalização nas academias quanto aos profissionais, exigem que estes estejam preparados, credenciados e regulamentados pelo Conselho Regional de Educação Física(CREF).

Se for estagiário, o mesmo deve ter um contrato de estágio e sempre estar acompanhado de um professor formado.



Destaques:

Reportagens recentes:

Todas as reportagens

Reproduzir o conteúdo do site da Uniara é permitido, contanto que seja citada a fonte. Se você tiver problemas para visualizar ou encontrar informações, entre em contato conosco.
Uniara - Universidade de Araraquara / Rua Carlos Gomes, 1338, Centro / Araraquara-SP / CEP 14801-340 / 16 3301.7100 (Geral) / 0800 55 65 88 (Vestibular)
N /ageuniara/