Ageuniara

Projeto ajuda crianças e adolescentes

Por: MARIANA DOS SANTOS TREVISOLI

15/05/2004

Jaboticabal(SP) desenvolve, há seis anos, o projeto denominado Núcleo de Atendimento à Criança e ao Adolescente ( NACA), em parceira entre a AAPROCOM (Apoio a Projetos Comunitários) do Estado de São Paulo e a Prefeitura Municipal.

O objetivo é ajudar crianças e adolescentes que moram na periferia e sofrem risco social.

O projeto envolve 120 alunos, crianças e adolescentes de 7 a 17 anos. Meninos e meninas em situação de risco e exclusão Social que ficam sozinhas em casa, nas ruas, que tem pais desempregados, que passam fome, que vivem na pobreza e com isso viram alvos fáceis de traficantes que oferecem dinheiro em troca de favores.

Os participantes freqüentam a escola e no horário oposto, vão para a instituição, onde têm atividades como computação, aulas de natação, educação física, dança como maculele, balet, capoeira, aprendem música, percussão, oficinas que trabalham com tapeçaria, bordado e marcenaria.

Eles também contam com apoio psicológico e com aulas que orientam sobre vários temas, como educação sexual, e drogas, por exemplo.

Participam de eventos da cidade e também são convidados por outras cidades. Eles apresentam suas danças e também vendem os trabalhos que realizam.

O dinheiro arrecadado com as vendas é dividido, uma parte fica para a família da criança que produziu o objeto e a outra para o projeto, para a compra de materiais.

A equipe técnica (psicóloga e assistente social) faz reuniões e planejamentos semanalmente para discutir sobre problemas e conversarem com os alunos.

Os funcionários participam de encontros de capacitação e treinamentos mensais, onde em uma dinâmica com a equipe técnica e a Coordenadora do projeto, estudam e discutem temas como educação e também aprendem a lidar com os alunos.

Mensalmente acontecem reuniões com os pais, onde a equipe faz dinâmicas e palestras e auxilia os pais na ajuda da educação de seus filhos e faz com que aconteça uma aproximação da família.

A psicóloga Renata Dias Baumgartner Costa, a assistente social Tânia Rodrigues Braga Milani e a Coordenadora do Projeto, Marisa de Freitas Nazário Pastorelli, afirmam que se existissem mais projetos sociais como esse, a situação dos jovens no Brasil seria melhor.



Destaques:

Reportagens recentes:

Todas as reportagens

Reproduzir o conteúdo do site da Uniara é permitido, contanto que seja citada a fonte. Se você tiver problemas para visualizar ou encontrar informações, entre em contato conosco.
Uniara - Universidade de Araraquara / Rua Carlos Gomes, 1338, Centro / Araraquara-SP / CEP 14801-340 / 16 3301.7100 (Geral) / 0800 55 65 88 (Vestibular)
N /ageuniara/