mostrar mensagem ]

Comunicados Oficiais - UNIARA (COVID-19)

Em virtude da pandemia global de COVID-19, as atividades da Universidade de Araraquara - Uniara sofreram alterações.

Clique aqui e confira todos os comunicados oficiais da Instituição.

ocultar ]

UNIARA

Ageuniara

USP desenvolve robô com 100% de autonomia

Por: CLAUDIA DE CASSIA BARBOSA

15/05/2004

O Departamento de Computação e Estatística da Universidade de São Paulo (USP), em São Carlos (SP), desenvolve um projeto para desenvolver um robô com capacidade de se locomover em pequenas distâncias e exercer tarefas com 100 % de autonomia. O projeto ainda não foi concluído, mas já tem resultados avançados.

"A grande novidade que está sendo estudada em São Carlos é o desenvolvimento de um robô que funcione através de um hardware dentro da própria máquina", explica a professora e coordenadora do projeto Roseli Francelin Romero.

Segundo ela, os robôs são controlados através de programas que os gerenciam de maneira externa e o hardware possibilitaria um "controle inteligente" e dessa forma ele teria 100% de autonomia para se locomover em locais pré-determinados.

"O protótipo está pronto e a metodologia testada e comprovada para ser utilizada", diz.

A idéia é fazer com que o robô possa ser utilizado para transportar peças e objetos em uma linha de produção, entregar documentos em diferentes setores de uma empresa e até transportar medicamentos em hospitais.

"Ele tem três tipos de sensores, os sonares que medem distâncias baseando com o tempo que demora do som ir até um obstáculo e voltar, o laser que faz a mesma coisa só que baseando em luz e a câmera que pega informações visuais, cores e faixas pintadas no chão" , confirma o pesquisador Rodrigo Bianchi, que integra o projeto.

Após treinamento, o próprio robô pode decidir seu trajeto de acordo com a necessidade e por meio de novas imagens o próximo passo é a instalação de um sistema de comunicação via rádio, o que possibilitará a comunicação com o robô via internet de um computador remoto.

De acordo com a pesquisadora, a USP já busca empresas interessadas em implantar a tecnologia.No Brasil existem condições para a fabricação de robôs autônomos para usos diversos com a comunicação via rádio, que deve ser concluída até o final do ano.

"Esperamos que as empresas mostrem interesse para podermos levar esta apesquisa que é desenvolvida aqui para a sociedade”, encerra Roseli.



Destaques:

Reportagens recentes:

Todas as reportagens

Reproduzir o conteúdo do site da Uniara é permitido, contanto que seja citada a fonte. Se você tiver problemas para visualizar ou encontrar informações, entre em contato conosco.
Uniara - Universidade de Araraquara / Rua Carlos Gomes, 1338, Centro / Araraquara-SP / CEP 14801-340 / 16 3301.7100 (Geral) / 0800 55 65 88 (Vestibular)
N /ageuniara/