mostrar mensagem ]

Comunicados Oficiais - UNIARA (COVID-19)

Em virtude da pandemia global de COVID-19, as atividades da Universidade de Araraquara - Uniara sofreram alterações.

Clique aqui e confira todos os comunicados oficiais da Instituição.

ocultar ]

UNIARA

Ageuniara

Horto Florestal de São Carlos inaugura trilha ecológica

Por: ANTONIO APARECIDO CORREA BUENO

13/05/2004

Os moradores de São Carlos (SP) ganharam um espaço para atividades de educação ambiental onde também podem fazer caminhadas.

Trata-se de uma trilha ecológica construída dentro do horto florestal "Navarro de Andrade", que fica na rodovia Guilherme Escatena, próximo ao Parque Ecológico.

No local existem 80 espécies de árvores nativas e de outros países.

A trilha tem um percurso de 350 metros e surgiu em meio a canteiros de mudas abandonadas há 37 anos, época em que as mudas eram plantadas diretamente no solo.

O horto de São Carlos é responsável pela produção de mudas para arborização urbana, reflorestamento de matas ciliares e outras áreas verdes do município.

O visitante tem a oportunidade de conhecer várias espécies da flora brasileira, como a copaíba, o jatobá, o ipê, o jequitibá, a cabriúva, a araucária, que é a arvore símbolo da cidade de São Carlos, além de espécies de outros países como o flamboyant da África , o jambolão da Índia e a palmeira real que é típica da Austrália.

Nesta área, também é comum a presença de muitos pássaros que se alimentam da grande quantidade de frutos, que estão por todos os lados.

De acordo com Augusto Dias Rodrigues,o chefe do horto florestal, o trabalho teve apoio da Tam Linhas Aéreas, que patrocinou as placas de identificação das 80 espécies vegetais da trilha e também os folhetos explicativos que são entregues aos visitantes.

Rodrigues disse ainda que algumas espécies de árvores têm princípios ativos que podem ser usados como medicamentos, é o caso do ipê-roxo e da copaíba.

A professora Flávia do Nascimento, que foi uma das primeiras a levar os alunos para conhecerem a trilha, disse que o passeio ajuda muito, porque além da orientação feita em sala de aula, eles observam o meio ambiente e se conscientizam que é necessário preservar.

As visitas em grupos, para escolas e demais instituições, deverão ser agendadas com antecedência no próprio local ou através do telefone (16) 3361-8081, pois serão monitoradas por biólogos do horto florestal.



Destaques:

Reportagens recentes:

Todas as reportagens

Reproduzir o conteúdo do site da Uniara é permitido, contanto que seja citada a fonte. Se você tiver problemas para visualizar ou encontrar informações, entre em contato conosco.
Uniara - Universidade de Araraquara / Rua Carlos Gomes, 1338, Centro / Araraquara-SP / CEP 14801-340 / 16 3301.7100 (Geral) / 0800 55 65 88 (Vestibular)
N /ageuniara/