Ageuniara

Vacinação contra gripe é prolongada na região de Araraquara

Por: VANESSA DE CAMARGO FABOSO

06/05/2004

A Campanha de Vacinação contra gripe para idosos, acima de 60 anos,realizada de 17 a 30 de abril, foi prolongada até 7 de maio na região de Araraquara (SP). A informação é da Secretária da Saúde do Estado de São Paulo.

Segundo a Secretaria a região de Araraquara não atingiu o índice de 70% de idosos vacinados.Realizada anualmente desde 1999, a campanha tem como objetivo a redução da morbi-mortalidade causada pelo vírus da gripe e suas complicações.

Até 30 de abril somente Araraquara registrou 69,95% dos idosos vacinados, o que mostra que a procura pela vacina reduziu. No ano passado, nessa mesma época, o índice foi 79,44% dos idosos vacinados.

"Esse ano a procura pela vacina foi muito fraca", diz a agente de saúde Andréa Cruz.

Segundo ela, muitos idosos ainda não tomaram consciência sobre a importância de prevenir a gripe, como é o caso do aposentado Antônio Galhardo, de 87 anos, paciente de um Posto de Saúde , da área central da cidade, que não toma a vacina por achar uma "superstição."

"Temos a esperança de atingir o índice do ano passado", diz a enfermeira Miriam Terezinha da Silva Pagliarini.

"Estamos vacinando hipertensos, diabéticos, cardíacos, pneumopatas e crianças com indicação do pediatra", completa Miriam.

A aposentada Hysler Ananias 81 anos, paciente do posto de saúde central, não perde uma campanha. "Eu e meu marido tomamos a vacina há quatro anos e não temos problema algum com reações. Ao contrário, há muito tempo não sabemos o que é gripe", afirma.

A gripe é uma doença viral aguda do trato respiratório, contagiosa transmitida através de secreções nasofaringeanas. Caracteriza- se pelo início súbito de febre associada a calafrios, dor de garganta, cefaléia, mal estar, dores musculares e tosse não produtiva.

Nos idosos é mais freqüente a ocorrências de complicações como pneumonia e maiores taxas de hospitalização e mortalidade.

São muitos os vírus da gripe que sofrem contínuas alterações o que permite que não sejam reconhecidos pelo sistema de defesa do organismo, através dos anticorpos anteriormente desenvolvidos em infecções prévias, o que leva a necessidade da vacinação anual.

"Pode-se evitar contrair gripe, quando se toma vacina, evita ambientes fechados e mesmo quando se mantém o corpo saudável com boa alimentação e exercícios físicos", finaliza Miriam.



Destaques:

Reportagens recentes:

Todas as reportagens

Reproduzir o conteúdo do site da Uniara é permitido, contanto que seja citada a fonte. Se você tiver problemas para visualizar ou encontrar informações, entre em contato conosco.
Uniara - Universidade de Araraquara / Rua Carlos Gomes, 1338, Centro / Araraquara-SP / CEP 14801-340 / 16 3301.7100 (Geral) / 0800 55 65 88 (Vestibular)
N /ageuniara/