Ageuniara

Araraquara amplia Programa de Saúde da Família

Por: RONNEI APARECIDO NICOLLETTI

11/05/2004

Araraquara ampliou o Programa de Saúde da Família. Com o funcionamento de cinco novas unidades,o número de atendimentos deve dobrar este ano.

O munícipio investiu R$750 mil reais na construção de novas unidades, que atenderão mais 17.275 pessoas. Com isso o atendimento praticamente dobrará, com assistência a 30 mil pessoas.

Os funcionários participam de treinamentos e apresentam resultados positivos em relação a melhoria na qualidade de vida da população.

O Programa foi implantado pela primeira vez na unidade de saúde do Vale do Sol, em fevereiro de 2000, com resultados positivos em relação a melhoria na qualidade de vida da população. O assentamento Bela Vista, Distrito de Bueno de Andrada, e o bairro Jardim das Hortencias, também tiveram implantados estas unidades.

Araraquara também dá0 continuidade ao Programa de Expansão da Saúde da Família (PROESF). Mais cinco bairros serão contemplados com as novas unidades: Jardim Maria Luiza, Jardim Imperador, Jardim Marivan, Jardim Pinheiros e Jardim Ieda. Nestes locais os funcionários também são treinados com vários cursos.

De acordo com o Ministério da Saúde, cada equipe deve conter, no mínimo, um médico, um enfermeiro, um auxiliar de enfermagem e um agente comunitário de saúde, para cada 200 famílias, assim uma interação maior da equipe com a comunidade.

Os serviços oferecidos são: visita mensal do agente comunitário de saúde e visita domiciliar do médico e da equipe de enfermeiras quando necessário e, principalmente, a recém-nascidos e período pós-parto. Programas de hipertensão, diabetes e pré-natal.

Segundo a Diretora da Divisão de enfermagem e responsável pela ampliação do projeto,em Araraquara, Mary Cristina, há um conhecimento das pessoas, das famílias e por meio dessa interação é estabelecida a melhor assistência para a família.

Segundo ela, dependendo do caso o PROESF faz o atendimento domiciliar, mas o principal é justamente acompanhar a pessoa, conhecer sua história de vida, seu trabalho, sua família e a evolução do paciente.

Ela destacou os resultados positivos já observados com esse atendimento: melhora na cobertura vacinal, redução nas internações e nas complicações de doenças crônicas não transmissíveis (diabetes e hipertensão), mudança de hábitos alimentares e melhora na qualidade de vida.



Destaques:

Reportagens recentes:

Todas as reportagens

Reproduzir o conteúdo do site da Uniara é permitido, contanto que seja citada a fonte. Se você tiver problemas para visualizar ou encontrar informações, entre em contato conosco.
Uniara - Universidade de Araraquara / Rua Carlos Gomes, 1338, Centro / Araraquara-SP / CEP 14801-340 / 16 3301.7100 (Geral) / 0800 55 65 88 (Vestibular)
N /ageuniara/