mostrar mensagem ]

Comunicados Oficiais - UNIARA (COVID-19)

Em virtude da pandemia global de COVID-19, as atividades da Universidade de Araraquara - Uniara sofreram alterações.

Clique aqui e confira todos os comunicados oficiais da Instituição.

ocultar ]

UNIARA

Ageuniara

Projeto é sucesso em Taquaritinga

Por: NATALIA MARIA CASAGRANDE

11/05/2004

Taquaritinga(SP) desenvolve o projeto "Quartel Legal", uma Associação de pais e policiais, que proporciona gratuitamente aos jovens vários tipos de atividades saudáveis com o objetivo de afastá-los da violência e das drogas.

Segundo a capitã Silvana Helena Sozza Sábio, no final do ano 2000 surgiu a idéia de aproveitar as instalações do Quartel da 2ª Companhia Militar, para proporcionar às crianças e adolescentes da comunidade uma alternativa de lazer.

Em princípio pensou-se apenas em um projeto de férias, mas que devido à aceitação dos jovens, continua até hoje, com cerca de 270 matriculados entre os cursos de dança de rua, teatro, Jazz, futebol, caratê, artesanato, horticultura e palestras.

O grupo de dança de rua possui o maior número de alunos e é o destaque do projeto, apresentando-se em várias cidades.

As inscrições são abertas todo início de ano, e crianças e adolescentes entre 5 e 18 anos,de qualquer classe social, podem participar. O número de matriculados é limitado e no momento não há vagas, porém os interessados podem permanecer na lista de espera.

"O Quartel Legal é aberto a toda comunidade. O principal requisito é freqüentar a escola,pois não aceitamos jovens que não estejam estudando", cita a capitã.

Os professores das atividades desenvolvidas no "Quartel Legal" são voluntários e a verba para o funcionamento da associação vem de eventos realizados, doações, colaboração espontânea de alguns pais e uma verba municipal de R$600,00 mensais.

"A verba destinada pela prefeitura é muito pequena, por isso contamos com a ajuda da população. Há um cadastro de doadores e qualquer valor em doações é bem-vindo", ressalta a capitã.

O voluntário Egeu Thiago, professor de teatro, diz que procura sempre inovar suas atividades, desenvolvendo concursos de redação e desenho, para estimular as crianças a ingressarem no universo cultural.

"Para mim é gratificante desenvolver esse trabalho. Ajudamos na construção da cidadania e formação de jovens que se auxiliam e apóiam os projetos da cidade", finaliza o voluntário.



Destaques:

Reportagens recentes:

Todas as reportagens

Reproduzir o conteúdo do site da Uniara é permitido, contanto que seja citada a fonte. Se você tiver problemas para visualizar ou encontrar informações, entre em contato conosco.
Uniara - Universidade de Araraquara / Rua Carlos Gomes, 1338, Centro / Araraquara-SP / CEP 14801-340 / 16 3301.7100 (Geral) / 0800 55 65 88 (Vestibular)
N /ageuniara/