mostrar mensagem ]

Comunicados Oficiais - UNIARA (COVID-19)

Em virtude da pandemia global de COVID-19, as atividades da Universidade de Araraquara - Uniara sofreram alterações.

Clique aqui e confira todos os comunicados oficiais da Instituição.

ocultar ]

UNIARA

Ageuniara

Taquaritinga realiza projeto de reflorestamento

Por: BRUNA MARIANE BOTTURA

29/04/2004

A Associação Civil Ambiental "Amigos da Serra", de Taquaritinga (SP), desenvolve um projeto para reflorestamento da “Serra do Jabuticabal”.

Os "Amigos da Serra", que também são uma Organização Não Governamental(ONG) têm por finalidade apoiar e desenvolver ações para a preservação e defesa do meio ambiente e seus recursos naturais, preservando áreas ecologicamente importantes, em especial a mata nativa da da Serra.

O grupo surgiu com a necessidade de preservação e reflorestamento da área, que estava sendo destruída com os impactos causados pela exploração dos recursos naturais.

De acordo com o presidente da ONG, Antônio Cláudio Donato, o grupo tem como objetivos promover eventos de plantio de mudas nativas ao longo da Serra, reduzir a perda de solo decorrente de processos erosivos e assegurar a perenidade das fontes e nascentes.

"O projeto engloba também melhorar a qualidade da água para consumo agrícola e urbano e incentivar a população a valorizar o meio ambiente", diz Donato.

Para a eficácia do projeto de revegetação na Serra do Jabuticabal, torna-se necessário executá-lo por etapas. "O cronograma será de dez hectares por ano, podendo sofrer modificações, pois o processo é dinâmico e poderão surgir novas tecnologias nos próximos anos", ressalta Donato.

O reflorestamento é iniciado nas áreas de preservação permanente (beiras de nascentes, olhos de água, córregos e áreas com declives acentuados), criando corredores ecológicos para o fluxo genético e energético da cadeia alimentar e contribuindo para as dispersões de sementes.

Segundo o diretor social da associação, Daércio Marcolino, os "Amigos da Serra" realizam freqüentemente visitas comunitárias na área, visando a educação ambiental e a conscientização de preservação para os munícipes nas áreas urbana e rural.

A ONG é coordenada e assistida pelo Ministério Público e aberta a toda população de Taquaritinga e região que queira participar do projeto.

"Reflorestar a Serra é mais um passo para a melhoria na qualidade de vida. Os Amigos da Serra contam com o apoio de todos", finaliza Marcolino.

Destaques:

Reportagens recentes:

Todas as reportagens

Reproduzir o conteúdo do site da Uniara é permitido, contanto que seja citada a fonte. Se você tiver problemas para visualizar ou encontrar informações, entre em contato conosco.
Uniara - Universidade de Araraquara / Rua Carlos Gomes, 1338, Centro / Araraquara-SP / CEP 14801-340 / 16 3301.7100 (Geral) / 0800 55 65 88 (Vestibular)
N /ageuniara/